sexta-feira, 13 de julho de 2012

Prazo para pedido de impugnação termina hoje

http://tribunadonorte.com.br/
O prazo para o Ministério Público Eleitoral pedir impugnação dos candidatos ao pleito eleitoral de Natal encerrará hoje. Está sendo esperada para esta sexta-feira a divulgação dos pedidos protocolados pelos promotores eleitorais na capital potiguar. Além disso, também sairá uma lista com mais de 20 pedidos de impugnação em cidades do interior.
Júnior SantosJuízes eleitorais vão decidir se acatam as recomendações dos procuradores contra os registrosJuízes eleitorais vão decidir se acatam as recomendações dos procuradores contra os registros
Prevista para ser apresentada ontem, a lista não foi divulgada pelo Ministério Público Eleitoral nessa quinta-feira porque nem todos os promotores eleitorais que entrariam com a representação protocolaram no mesmo dia.
Com o adiamento para hoje, surge uma grande expectativa em torno dos processos judiciais dos pedidos de registro. A partir dos pareceres do Ministério Público Eleitoral, os juízes analisarão os pedidos. 
Em recente entrevista, o procurador regional Eleitoral, Paulo Sérgio Rocha, já havia confirmado que seriam questionados todos os pedidos de registro de candidatura cujos nomes figuram nas listas do Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União, Tribunal Regional Federal, Tribunal de Justiça, Controladoria Geral da União, Procuradoria Geral do Estado e conselhos federais de profissão. 
Embora os prazos para o Ministério Público Eleitoral pedir impugnação em Natal se encerre hoje, nas demais zonas eleitorais não ocorre o mesmo. Pela legislação, a limitação de tempo do MPE varia de acordo com a data em que foi divulgada a lista dos pedidos de registro. 
No caso de Natal, como a lista foi divulgada na sexta-feira, o prazo começou a contar na última segunda-feira e se encerrará hoje. Essa não é uma realidade comum a todas as 69 zonas eleitorais, já que algumas chegaram a divulgar a listagem já esta semana, com isso o prazo para o Ministério Público Eleitoral será encerrado apenas na próxima semana. 
FICHADOS 
No caso dos candidatos que figuram em listas dos colegiados, podendo ser enquadrados na lei da Ficha Limpa, enfrentarão duas campanhas. A primeira é o pedido de impugnação do Ministério Público Eleitoral. A outra é o Movimento Articulado de Combate a Corrupção que já confirmou uma mobilização para incentivar que os eleitores não votem em candidatos condenados.


TSE promete segurança aos juízes 

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, recebeu em seu gabinete, ontem, representantes de juízes de todo o país para tratar das Eleições 2012. A ministra firmou o compromisso de garantir a segurança desses juízes para que exerçam seu trabalho com "absoluta tranquilidade" durante o pleito eleitoral. Hoje, ela visita o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).
A presidenta do TSE está em contato com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) com o intuito de verificar as necessidades de cada localidade em relação à segurança e, caso necessário, poderá autorizar o envio de Força Federal para assegurar o funcionamento da Justiça Eleitoral. A ministra pretende visitar todos os 27 regionais até o dia 7 de outubro, data do primeiro turno da eleição. 
Associações
Além do presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Nelson Calandra, compareceram também os presidentes das associações estaduais de juízes e os próprios juízes eleitorais de algumas localidades. A ministra Cármen Lúcia destacou que o TSE estará de portas abertas e se colocou à disposição para ouvir as reclamações e sugestões dos juízes com o objetivo de criar um canal direito de comunicação entre esses magistrados que trabalham na linha de frente da eleição e o TSE.
Na opinião da ministra, o trabalho em conjunto permite que todas as dificuldades sejam superadas de maneira mais rápida e eficiente. Ela destacou que o juiz eleitoral representa "os olhos e os ouvidos" do TSE em cada localidade do Brasil. "O objetivo é criar uma sintonia fina para que os serviços ao cidadão que tem o direito de votar sejam prestados com rigor, com moralidade, com responsabilidade e com celeridade", disse a ministra. 
Ela afirmou ainda que deseja "que os candidatos se comportem de maneira coerente com o que espera a sociedade brasileira: com lisura, com responsabilidade, com seriedade e que o juiz também possa exercer o seu papel, a sua função, exatamente para que cada cidadão se sinta confortável em sua condição e orgulhoso de ser um brasileiro que leva adiante a democracia, porque ele é o protagonista de sua história". Cármen Lúcia lembrou que existe um acirramento muito maior nas eleições municipais do que nas chamadas eleições gerais e, portanto, acredita que a segurança precisa ser "mais ostensiva". 
Para o coordenador da Justiça Estadual na AMB, Walter Pereira de Souza, esse contato do TSE com o movimento associativo representa aproximação e trabalho conjunto para que a execução dos trabalhos do Judiciário tenha sucesso. "A ministra Cármen Lúcia teve uma lúcida atitude, que a magistratura tem que aplaudir, ao convidar o movimento associativo para dividir a responsabilidade na execução da eleição deste ano, defendeu.  
MP já entrou com dois pedidos de rejeição  
Os dois primeiros pedidos de impugnação divulgados pelo Ministério Público Eleitoral foram referentes as cidades de Barcelona e Monte Alegre. Os processos são contra o candidato a prefeito do município de Barcelona, Carlos Zamith de Souza (reeleição), e o candidato a vice-prefeito de Monte Alegre, Solon Ubarana da Silva. De acordo com o MP Eleitoral, os dois candidatos tiveram contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado, em razão de irregularidades insanáveis que configuraram atos dolosos de improbidade administrativa. Em razão disso, incidem em causa de inelegibilidade prevista na Lei da Ficha Limpa.
No caso do candidato a vice-prefeito de Monte Alegre, Solon Ubarana da Silva, ele teve as contas relativas ao período em que exerceu o cargo de prefeito da cidade rejeitadas por duas vezes. A ação destaca que "restou devidamente  caracterizada a prática de fracionamento de despesas". As contas foram julgadas irregulares, tendo sido determinada a restituição ao erário de mais de R$ 30 mil, além do pagamento de multas.
Já o candidato a reeleição em Barcelona, Carlos Zamith de Souza, dispensou injustificadamente a licitação para a aquisição de gêneros alimentícios destinados a uma creche. Além disso, foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região a suspensão dos direitos políticos pela prática de ato doloso de improbidade administrativa. De acordo com a decisão "restou configurado que o réu, ex-prefeito, agiu de forma negligente no trato com a coisa pública, ante a malversação dos recursos e a completa desídia para com o controle de obras fundamentais para a saúde da população local". 
Coligações formam comitês financeiros  
Os partidos políticos, de acordo com a legislação brasileira, têm até hoje para constituírem os seus comitês financeiros. Entre os prefeitáveis da capital potiguar os tesoureiros da campanha já foram escolhidos. 
O comitê financeiro de Carlos Eduardo (PDT) terá como presidente Agnelo Alves Filho e como tesoureiro Homero Grec. O comitê do candidato Hermano Morais (PMDB) tem como presidente  Luciano Maia Teixeira e como tesoureiro João Roberto Lamartine. O terceiro membro do comitê é Eurico Alecrim. 
Já Fernando Mineiro (PT) tem como tesoureiro de campanha Gustavo Roberto Macedo, que também é o tesoureiro do diretório municipal do PT em Natal. 
No caso da candidatura de Rogério Marinho (PSDB), o comitê também já foi criado e o tesoureiro será José Lúcio Ribeiro.

Hoje também encerra o prazo para a Justiça Eleitoral dar encaminhamento à Receita Federal dos dados referentes aos candidatos cujos pedidos de registro tenham sido requeridos pelos próprios candidatos para efeito de emissão do número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Com a inscrição, os candidatos podem promover movimentações financeiras como a contratação de prestadores de serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...