domingo, 20 de abril de 2014

Aplicativo permitirá que população denuncie focos de dengue em Natal

http://g1.globo.com/
Sistema foi criado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde. Aplicativo será lançado em maio e será integrado com a SMS.
População poderá denunciar focos de dengue pela
Secretaria de Saúde do Estado, de janeiro até agora confirma 127 casos de dengue em 17 municípios. (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)ineternet (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)Um aplicativo que permitirá que a população denuncie focos de dengue em qualquer região de Natal será lançado em maio pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) do Hospital Universitário Onofre Lopes daUFRNem parceria com a Secretaria Municipal de Natal. O sistema funcionará em computadores e dispositivos móveis e permitirá ainda que sejam informados casos de suspeita
dedengue.Além de permitir o mapeamento dessas informações em tempo real, o sistema monta uma base de dados que poderá ser utilizado no combate à doença de forma mais eficaz e na prevenção de surtos de dengue. Todas informações cadastradas no aplicativo serão redirecionadas para a Secretaria Municipal de Saúde que poderá saber com grande antecedência a ocorrência de casos e conhecer com muito maior precisão na informação dos focos."O objetivo é tornar a notificação por parte da população dos casos de dengue e de focos do mosquito mais ágil e precisa. O mapa que será disponibilizado vai permitir que as pessoas possam comunicar os focos ou casos de paciente de maneira muito precisa, permitindo que a Secretaria tome as medidas necessárias para combater a doença", disse Ion Ion de Andrade, colaborador do Departamento de Atenção Básica da SMS de Natal e idealizador do sistema.
Para utilizar, a população deverá acessar o site ou instalar o aplicativo em seu dispositivo móvel, se registrar utilizando uma conta de e-mail e então informar um foco ou um caso de dengue. O registro por e-mail é uma forma de autenticação e servirá para coibir a disseminação de informações falsas.
Com essa ferramenta a Secretaria Municipal de Natal irá acionar os agentes de endemias que irão ao local fazer uma visita técnica para tratamento e controle da dengue. Dessa forma, a Secretaria estará trabalhando na frente, tomando decisões antecipadas.

O projeto foi idealizado por Ion de Andrade, colaborador do Departamento de Atenção Básica da SMS de Natal, e desenvolvido pelo professor Ricardo Valentim, coordenador do Lais, e equipe do Telessaúde/RN. Segundo o Ion de Andrade,  esta será uma importante ferramenta para o enfrentamento da dengue durante a Copa e tem grande potencial para melhor organizar as ações contra a dengue, tanto no plano preventivo quanto no assistencial.
Sobre o LAIS

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) realiza pesquisas de cunho inovador e a missão é promover o desenvolvimento social e econômico de forma sustentável. Atualmente está situado no Hospital Universitário Onofre Lopes e reúne pesquisadores das áreas das Engenharias, Informação e Comunicação e Saúde. Deste modo, criando um ambiente interdisciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...