domingo, 20 de abril de 2014

Aquário recebe mais quatro pinguins

http://tribunadonorte.com.br/

Potiguares e turistas que aproveitavam o feriadão para visitar  o Aquário Natal, localizado na praia da Redinha, encontraram quatro atrações a mais no passeio. Os pinguins da espécie Magalhães, chegaram na última sexta-feira (18) ao local, vindos do litoral de São Paulo. Adultos e principalmente as crianças, não perderam a oportunidade de conhecer e tirar fotografias dos animais, que não são típicos das regiões tropicais, como o Rio Grande do Norte.
júnior santosDiretor do aquário, Douglas Brandão, explicou que os pinguins foram doados pelo aquífero de Ubatuba, em São Paulo, e têm entre um e dois anosDiretor do aquário, Douglas Brandão, explicou que os pinguins foram doados pelo aquífero de Ubatuba, em São Paulo, e têm entre um e dois anos
As aves possuem, em média, 50 centímetros, e são originárias da Patagônia, na Argentina, no extremo sul do continente. O sexo dos animais ainda é desconhecido e só deverá ser descoberto daqui a algumas semanas, porque depende de exames de DNA. Os animais foram trazidos para o aquário depois que   encontrados em praias do sudeste brasileiro. De acordo com Douglas Brandão, diretor do aquário, as aves foram cedidas por uma organização não-governamental, porque o período de retorno delas para a natureza já havia passado. 

Estes não são os primeiros pinguins do aquário. Eles se juntaram a outros três (um macho e duas fêmeas) da mesma espécie, que estão no local há cerca de quatro anos. Os animais são alojados em um pinguinário com cerca de 120 metros quadrados, que possui tocas e piscina, cuja temperatura é mantida entre 17 e 20 graus célsius. Essa espécie resiste ao frio de até 6º célsius, não sendo recomendada graus abaixo disso.  De acordo com o diretor do aquário, Douglas Brandão, este é o único equipamento do tipo no Nordeste e pode receber até 29 pinguins. “Eles têm cerca de dois anos. A gente calcula essa idade, porque já tiveram mudança de penugem, que ocorre depois de um ano. Dois já comeram bem, um ainda foi pouco e outro ainda nem comeu. Mas isso é normal, por causa do estresse da viagem. A gente está esperando eles se adaptarem e daqui a algumas semanas, vamos fazer alguns exames”, explicou Brandão.

Ainda de acordo com ele, uma ONG, que trabalha com esses animais, devolve à Natureza os pinguins que chegam à costa brasileira. Passado, porém, o período em que os bichos podem retornas para seu habitat natural, eles são doados para zoológicos como o aquário.  Foi o que aconteceu com esses quatro animais. Agora eles deverão viver  em Natal. O objetivo é que os pinguins, se reproduzam no local.
Júnior SantosOs pinguins são da espécie Magalhães e têm 50 centímetros de alturaOs pinguins são da espécie Magalhães e têm 50 centímetros de altura

O dentista Janildes Brasil, 30 anos, já tinha visto pinguis como estes. Mas Maria Clara, sua filha de apenas dois anos, ficou encantada com os bichos, mesmo vendo-os apenas através do vidro. “Ela gostou muito, não quer sair daqui”, conta o pai. 

“É muito diferente. Foi uma surpresa para a gente encotrar esses animais aqui em Natal, que é uma cidade tão quente”, coloca o  aposentado Marcos Góis, 69, que visita Natal com sua esposa. 

A+A-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...