sexta-feira, 1 de agosto de 2014

No dia mundial da cerveja, veja 8 curiosidades da bebida

http://www.marceloabdon.com.br/

Beber uma cerveja na sexta-feira à noite é quase uma tradição, e hoje há um motivo a mais para aproveitar: é o Dia Internacional da Cerveja. 
A comemoração foi criada por Jesse Avshalomov e Evan Hamilton, dois amigos de San Francisco, na Califórnia (EUA), com o propósito de “unir o mundo para celebrar a cerveja”.
A data, que era 5 de agosto, foi alterada pelos criadores no ano passado para ser sempre na primeira sexta-feira do mês de agosto, já que este é o dia da semana em que, naturalmente, os bares ficam mais cheios e o consumo é maior.
A bebida é uma das mais populares do mundo e diversas curiosidades rondam a sua história. Confira alguns fatos interessantes sobre a cerveja:
1) Origem
A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais antigas do mundo. Há indícios de que ela já era produzida desde 6000 a.C. pelas civilizações antigas do Egito, da Mesopotâmia e dos Sumérios. Não era necessariamente feita de trigo ou cevada, mas era fermentada com outros grãos.
2) Popularidade
Depois da água e do chá, é a 3ª bebida mais consumida do mundo e a mais popular entre as bebidas alcoólicas.
3) No Brasil
A bebida chegou no Brasil junto com a família real e a corte portuguesa, em 1808. Dizem que Dom João VI gostava muito de tomar cerveja e não podia ficar sem bebe-la.
Como nesta época Portugal estava sob o domínio da França de Napoleão, também ficou praticamente impossível importar vinho e, ao mesmo tempo a abertura dos portos às nações amigas permitiu que a Inglaterra comercializasse cerveja no Brasil pela primeira vez.
4) Livro dos Recordes
O chamado “livro dos recordes” – The Guiness Book - leva o nome da cerveja irlandesa cuja história teve início em 1975, a “Guiness”.
Hugh Beaver era presidente da cervejaria em 1951 e se envolveu numa discussão durante uma caçada na Irlanda sobre qual seria a ave de caça mais veloz da Europa.
Percebendo que não havia livros em que ele pudesse conferir a resposta, Beaver decidiu fazer “Guinness Book of Records” e batizou a publicação com o nome da cerveja.
5) Oktoberfest
O maior festival de cerveja do mundo é realizado na cidade de Munique, na Alemanha. Mas a festa não começou por causa da bebida, e sim como uma celebração de casamento.
Em 1810, o príncipe Ludwig von Bayern se casou com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen. Os dois fizeram uma grande festa em Munique em que ofereceram aos convidados comidas e bebidas típicas do estado da Baviera. e cujo ápice foi uma corrida de cavalos.
Repetida nos anos seguintes, a festa tornou-se tradição e hoje é bem mais conhecida pelos milhões de litros de cerveja que são servidos a cada ano: 6 milhões, em média.
6) Barriga de cerveja
A bebida é conhecida por proporcionais aos seus consumidores mais fieis a famosa "barriga de cerveja" ou "chopp". Entretanto, estudos comprovam que a cerveja não é a responsável pela gordura localizada na região. Ela apenas interfere no aumento de gordura corporal total.
7) Cerveja de Banana
No Congo, é produzida de forma artesanal uma cerveja feita a partir de banana, um dos principaisprodutos que movimentam a economia do país africano.
8) Água faz cerveja boa
A água representa praticamente 90% da base da cerveja e é essencial para o sabor da bebida. Tanto que muitas vezes é este o componente que caracteriza tipos de cerveja diferentes.
Na cidade de Pilsen, por exemplo, a água é pobre em sais e apropriada para a elaboração da clara e lupulada cerveja tipo Pilsen.
Já a água de Munique já tem uma composição diferente que proporciona a fabricação da cerveja escura do tipo Munique.
Cervejarias importantes levam em conta a qualidade e o volume da água na fabricação de cada tipo de cerveja. (Exame)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...