domingo, 25 de janeiro de 2015

Afonso Bezerra - RN: O carnaval está chegando, o Bloco Mela - Mela precisa se renovar e não depender de prefeitura

Praxedes se desdobra para botar o Mela-Mela na rua!
Com a chegada do carnaval as atenções se voltam para a folia de Momo e para as festividades de rua que devem acontecer em muitas cidades do RN e do Brasil. Aqui em Afonso Bezerra o carnaval depende única e exclusivamente das ações e da organização do poder público municipal.
Em razão da crise financeira muitas cidades vão deixar de realizar o carnaval e com isso as cidades deixarão de receber turistas e visitantes, bem como haverá queda na circulação de dinheiro nos comércios. A cidade de Afonso Bezerra tem forte tradição no carnaval de rua, e tudo isso deve-se a um grupo de amigos que a mais de 20 anos começaram a brincar no bloco Mela-Mela.

Esses amigos criaram está estrutura de folia sem depender de recursos públicos e mensalmente cerca de 12 casais faziam cota financeira para comprar mel e assim se divertirem no carnaval de nossa cidade. Segundo Durval, a cota era paga em dólar e na cotação do dia.O tempo passou e hoje o bloco Mela-Mela é o mais prestigiado pela população. Esse bloco tem forte participação popular e é responsável por levar muita alegria nos 04 dias de carnaval.

Porém, o que muitos não sabem é que hoje o bloco depende exclusivamente da boa vontade do gestor da ocasião, ou seja, sem a ajuda do gestor que representa o poder público o bloco não consegue dar mais nem um passo. Isso tem causado revolta em alguns antigos componentes, eles acreditam que essa dependência enfraquece o bloco e o torna presa política para o grupo político que estiver no poder. 

Opinião minha, é que o bloco deveria se renovar  e buscar uma reorganização administrativa com vistas a se tornar novamente independente e livre de empecilhos burocráticos e políticos. O Mela- Mela deveria eleger nova diretoria e organizar grupo de pessoas com interesse em ajudar financeiramente o bloco com vistas a contratação de trio elétrico, banda e compra do mel a ser distribuído com os foliões durante o período carnavalesco.

Resumo de um plano de reorganização do Bloco Mela-Mela:

1º Eleição de nova Diretoria - Presidente, Secretário, Tesoureiro e Conselho Fiscal;
2º Aprovação de novo Estatuto para sócios e mantenedores do Mela-Mela;
3º Inscrição de CNPJ e abertura de Conta Corrente para movimentação financeira;
4º Campanha de filiação de sócios mantenedores;
5º Prestação de Contas mensal e anual de recursos arrecadados para os sócios;
6º Contratação de Trio Elétrico, Banda e compra do Mel para o carnaval;
7º Após o carnaval reunião da diretoria para prestar contas e organizar o carnaval do ano seguinte.

Obviamente que essa ideia seria para o carnaval de 2016, por enquanto o Mela-Mela vai continuar dependente da prefeitura e de sua precária organização. Dizem que no vai não vai, muitas vezes a compra do mel é a última coisa a ser resolvida.

Nosso desejo é ajudar com vistas a dotar o Bloco Mela-Mela, aquém temos carinho, a ter um futuro melhor e mais organizado.

Fica a ideia!
JOSEMBERG SANTOS
Imagens do Mela-Mela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...