domingo, 25 de janeiro de 2015

Tragédia Nacional:Especialista diz que racionamento de água já devia ser adotado no Rio. Pezão, no entanto, descarta a medida


No bairro de São Jorge, José Sanches e o neto, José Andrei, diante da mina d’água usada para fazer serviço doméstico
No bairro de São Jorge, José Sanches e o neto, José Andrei, diante da mina d’água usada para fazer serviço doméstico Foto: Cléber Júnior


O racionamento de água já devia ser uma prática de emergência adotada pelo Estado do Rio. Esse é o diagnóstico do engenheiro hidrólogo Marco Antônio Palermo,
membro da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, diante da crise hídrica que está instalada no estado: o principal reservatório de abastecimento, o Paraibuna, chegou ao volume morto — uma reserva que acende o sinal amarelo de que a água pode acabar.
— Se não tomarem essa medida, mesmo que o volume morto seja grande, vai chegar em uma situação que não vai ser possível fazer — alerta Palermo: — Esse tipo de medida requer uma quantidade mínima de água no sistema para fazer uma série de manobras no sistema, como interromper o abastecimento em uma parte da cidade e liberar em outra.

O Secretário estadual de Ambiente do Rio, André Corrêa, admitiu ontem, em entrevista à TV Globo, a possibilidade de fazer “manobras” no estado, restringindo o abastecimento em algumas áreas em detrimento de outras, dependendo do dia. Ele disse que já há até um plano traçado, caso seja necessário, mas garantiu que ele não será posto em prática nos próximos seis meses.
Apesar de considerar essa como a mais grave crise hídrica desde que os índices dos reservatórios que abastecem o estado começaram a ser medidos, há 84 anos, ele se diz “otimista” de que o Rio não vai precisar fazer um racionamento.
— A gente tem que ir calibrando. Já economizamos 400 milhões de litros d’água fazendo manobras — disse.

. .
. . Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo

O ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc acredita que o risco de racionamento é “muito possível”, mas defende que outras medidas sejam tomadas antes.
— Ela é a última medida. A ideia é evitar isso com o uso racional da água. É possível que não tenha outro jeito, mas, meio tardiamente, é preciso combater o desperdício.
O governador Luiz Fernando Pezão descartou o racionamento. Ele pediu, no entanto, para a população economizar água.
Por: Bernardo Costa, Bruno Alfano, Bruno Amorim, Julia Amin e Pedro Zuazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...