quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Afonso Bezerra -RN: Pesquisa, até onde ela influi em uma disputa eleitoral?

Resultado de imagem para imagem pesquisa falsa
Pesquisas - cuidado a próxima vítima pode ser você!
Dizem os mais entendidos que prevenir é melhor do que remediar. Nossa postagem visa esclarecer ou até mesmo prevenir futuros casos de manipulação de dados referentes a intenção de votos, principalmente para prefeito e vice-prefeito de nossa cidade em eleições futuras, tomamos por base o último pleito de 2012.


Para Relembrar.

No último pleito para prefeito de Afonso Bezerra, mais precisamente no dia 02 de setembro de 2012, a coligação liderada pelo prefeito e candidato Jackson Bezerra divulgou uma pesquisa de intenção de votos que tinha os seguintes resultados, a época:


Resultado da pesquisa realizada no município de Afonso Bezerra pela empresa START . Data da divulgação 02 de setembro de 2012.


Dados da pesquisa:

1 – Intenção de voto espontâneo para Prefeito de Afonso Bezerra:
Jackson Bezerra – 47,1 %
Chico Bertuleza – 30,8 %
NS/NR – 17,7%

2 – Intenção de voto estimulado para Prefeito de Afonso Bezerra: 
Jackson Bezerra – 51,6%
Chico Bertuleza – 33,4%
NS/NR – 11,2%

3 – Rejeição estimulada para Prefeito de Afonso Bezerra:
Poderia votar em todos – 29,7%
Chico Bertuleza – 28,3%
Jackson Bezerra – 24,1 %

Esses números foram apresentados pelos defensores da candidatura do prefeito como sendo o retrato do que iria ocorrer no dia 07 de outubro de 2012, ou seja, 35 dias depois, no dia eleição. O fato é que esses números causaram um desequilíbrio na disputa e fez com que muitas pessoas repensassem sua decisão ou até mesmo mudassem de opinião acerca de quem deveria receber o seu voto no pleito de 07 de outubro. 

Os números foram vistos de forma estranha pela coligação Unidos pelo Povo, na qual fui candidato a vice-prefeito ao lado de Chico Bertuleza. Lembro-me que eu, em reunião ocorrida na fazenda Tapuia logo após a divulgação desta pesquisa, ao ver o clima de insatisfação e perplexidade de muitos companheiros, defendi a contratação de um outro instituto, e a realização e divulgação de uma outra pesquisa devidamente registrada no TRE para aferir a real situação das intenções de votos do eleitorado afonso bezerrense. 

Na minha visão, e na de todos que lá estavam, os números eram discrepantes da realidade e do desejo do povo, porém somente uma nova pesquisa poderia balizar o que dizíamos. Defendi a realização de uma pesquisa, e alertei os companheiros que nada tínhamos a perder, haja vista, que se os números apresentados pelo prefeito fossem mentirosos nós iriamos impor a ele uma fragorosa vergonha, na qual sua candidatura não resistiria.

Usei o seguinte raciocínio: Se ele diz que tem 18% de vantagem na pesquisa, e se uma outra apontar ele com 12% significa que tiramos 6%. Se tirarmos 12% sua vantagem cai pra 6%. Se acaso desse empate ou agente na frente, ele estaria morto. Na pior das hipóteses daria os mesmos 18% e nada mudaria, agente continuava o nosso trabalho. O certo é que tínhamos que ter feito uma PESQUISA para refutar tecnicamente os números ditos mentirosos.

Quem estava na reunião da Tapuia lembra tudo que disse. Tá registrado na memoria de cada um  daqueles que lá estiveram naquela noite que poderia ter mudado o resultado da eleição de 2012. Uma simples pesquisa poderia ter feito a diferença na hora H.

O tempo passou e não fizemos a pesquisa, e no dia 05 de outubro de 2012 (sexta -feira), encontrei na loja Casa Norte em Natal a pessoa de Dr. Alex (advogado) que faz parte do escritório de Dr. Pedro Avelino. Conversamos amenidades, e ele me REVELOU que na quarta-feira 03 de outubro o grupo de Jackson Bezerra havia recebido uma pesquisa, não divulgada, de intenção de votos. Ele teve acesso pois os números foram entregues no escritório de Dr. Pedro Avelino (contratante da pesquisa), lá os dados davam Chico Bertuleza /Josemberg Santos com 4.1% de vantagem sobre a chapa Jackson Bezerra / Cícero Umbelino. Finalmente a verdade estava surgindo.

Agradeci a Dr. Alex pela informação e renovei as forças para o final do pleito. No dia 06 de outubro de 2012 (sábado), Chico Bertuleza recebeu a informação dada pelo vereador Valmir Pereira (contratante) acerca de uma outra pesquisa, não divulgada, que confirmava que tínhamos cerca de 5% de vantagem sobre os nossos adversários.

Neste contexto ficou bastante claro que a divulgação da pesquisa por parte de Jackson Bezerra contendo números absurdamente irreais fizeram uma diferença ao final do pleito, ao passo que os números reais, inclusive feitas por pessoa de nosso sistema, deixaram de ser divulgados para o conhecimento da população.

Se tivéssemos feito uma pesquisa e a registrássemos e divulgássemos o seu  resultado certamente que a população mesmo assediada financeiramente teria mantido a decisão de votar na chapa de oposição.

Na nossa conclusão, uma pesquisa pode mudar o resultado de um pleito, especialmente as que trazem números adversos da realidade. 

Quantos ainda lembram do resultado de 2012?

Jackson Bezerra / Cícero Umbelino   - 50,14%
Chico Bertuleza / Josemberg Santos  - 49,86%
                                           Diferença  -   0,16%  (26 votos válidos)

Que em 2016, o truque da pesquisa elástico, aquela que estica e depois encolhe, não volte a funcionar e a enganar o nosso povo! 

Vamos ficar atentos.  

Resultado de imagem para imagem josemberg santos
JOSEMBERG SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...