domingo, 26 de abril de 2015

Presa na ditadura foi mais torturada por ser homossexual

http://www.marceloabdon.com.br/

Presa pela ditadura aos 20 anos, em julho de 1974, a então escriturária Sandra Carnio, que trabalhava no escritório de uma vinícola em Jundiaí (SP), passou 12 dias detida nas instalações do Doi-Codi, no II Exército em São Paulo. Foi submetida a uma
série de torturas: pau de arara, choque elétrico e cadeira do dragão, outra modalidade de descargas elétricas emitidas por fios espalhados no corpo da pessoa. Sandra também foi ameaçada com um revólver na cabeça, encapuzaram-na e não a deixavam dormir. A violência deixou marcas.
A tortura física e psicológica contra Sandra ficou ainda mais cruel quando os agentes que a subjugavam perceberam que ela era homossexual. A violência aumentou.
Sandra hoje tem 62 anos e vive uma relação de 34 anos com sua companheira. Ao lembrar o período, não vincula a tortura exclusivamente ao fato de ser homossexual. Ela também não se vitimiza. Tem a convicção de que apanharia de qualquer maneira.
— Era alvo de chacota. Não sou uma pessoa fisicamente feminina. Logo perceberam. Exploraram isso também, mas não quero atribuir só a esse fato. Eu ia apanhar de qualquer jeito — contou Sandra.
Ainda no Doi-Codi, ela foi alvo de simulação. Num gesto de provocação, colocaram uma grávida em sua cela. A mulher também era alvo de tortura, e chegaram a acusar Sandra de ter forçado relação com a moça.
— Ela apanhou muito na minha frente. Foi levada para o hospital abortando. Quando o filho nasceu, a criança não tinha expressão. Não chorava.
Sandra não era uma militante de esquerda. Foi presa e levada para depor como testemunha de ações de subversão de um primo. Traumatizada pelos dias de prisão, conta que ficou oito anos seguidos sem sair de casa. Só o fazia em caso de extrema necessidade. Por conta disso, perdeu o emprego.
— Quando saí da cadeia, ninguém acreditava em mim. Todos me execraram. Parecia uma doença contagiosa. Não foi fácil reconstruir minha vida. Não tinha dinheiro para me tratar. Fui eu mesma tentando me curar. Já tive sorte em sair viva.
Sandra guarda datas e horas de tudo o que viveu. Recorda-se de ter sido levada de seu local de trabalho, em 1974, pelo temido Raul Careca, alcunha do delegado do Dops Raul Nogueira de Lima, integrante do grupo Comando de Caça aos Comunistas (CCC). Mas, até para buscar a reparação pelo que passou, não foi fácil. Só em 2008 Sandra protocolou o pedido na Comissão de Anistia. Seu caso foi julgado há dois meses e ela, pela primeira vez, teve oportunidade de contar o que viveu e, assim, aliviar o drama por que passou:

— Tirei um peso da minha cabeça. Sempre tive muito medo de contar tudo o que havia ocorrido. Mesmo vivendo numa democracia. Fui encorajada por alguns amigos.
Pela perseguição que sofreu e os danos à sua vida profissional, Sandra teve aprovado o direito a uma indenização mensal de R$ 1,5 mil e retroativos, que são os atrasados pelo período em que foi prejudicada. A soma é de R$ 200 mil.
— Mas não há dinheiro que pague. O fato de ter comparecido a uma comissão, ver o Estado reconhecer que errou no meu caso e me pedir desculpas é magnífico. Eu me senti redimida. (O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...