domingo, 26 de abril de 2015

Presidente da CMM Jório Nogueira se desgasta ao afastar sessões plenárias da população


Jório tem sofrido críticas da população Jório tem sofrido críticas da populaçãoA polêmica decisão do presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Jório Nogueira (PSD), teve mais um capítulo marcado na semana que passou quando pela primeira vez ele se pronunciou a respeito do encerramento das transmissões das sessões plenárias em tevê aberta.
Em um pronunciamento com intenção de justificar a decisão, o parlamentar afirmou que a TV Mossoró não é o único veículo de comunicação transparente da cidade e que a TV Cabo Mossoró (TCM) atende a 100% da cidade.
O primeiro argumento é subjetivo. O segundo foi desmentido por funcionário da TCM, que explicaram que o serviço atende a 70% da cidade.

A grande dificuldade de Jório Nogueira no caso do encerramento das transmissões em tevê aberta reside no fato da exclusão do direito da maioria dos mossoroenses de acompanhar as sessões em tevê aberta.
Ao levar as transmissões para o sistema fechado, Jório Nogueira passou a ser acusado por populares nas redes sociais de ter elitizado as transmissões.
Esse entendimento reside em dois argumentos: 1) A TCM não atende a toda a cidade e nem todo mundo das áreas habilitadas tem condições de pagar pelo pacote. 2) A zona rural está por completo excluída do direito de acompanhar as sessões.
O presidente da Câmara tem usado outros argumentos que não se sustentam. Um deles é o de que o vereador Lairinho Rosado (PSB) teria lhe confidenciado que estava fechando a TV. A informação já foi também desmentida pelo parlamentar.
Outro diz respeito a ações trabalhistas. Jório tem dito que não estava podendo pagar as transmissões porque o dinheiro está bloqueado pela Justiça. No entanto, está sendo feito um trabalho para o desbloqueio do dinheiro. "Essa é uma questão da direção da emissora que estava prestando o serviço normalmente", frisou Lairinho.
O parlamentar ainda declara que não estava havendo as transmissões pela tevê aberta, somente pela internet, quando na verdade a transmissão em tevê aberta estava sendo feita para toda a cidade via internet que estava substituindo um link quebrado.
Ele ainda tem dito que vai conseguir fazer em tempo recorde a TV Câmara, que ainda funciona em fase experimental na TV a cabo, em sistema aberto. Sendo que o processo é complicado. A TV Assembleia e da Câmara de Natal demoraram quase dez anos. A FM Universitária da Uern tenta há uma década ter a concessão.
Nesta semana haverá novos desdobramentos da Câmara Municipal a respeito desta questão.
Bruno Barreto
Editor de Política/ O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...