quarta-feira, 27 de maio de 2015

Afonso Bezerra- RN: Casas de Taipa em nossa cidade, um desafio a ser enfrentado pela próxima gestão



A cidade de Afonso Bezerra convive com uma triste realidade, são as famosas casas de taipa, elas ainda representam uma triste realidade para muitas  famílias que aqui residem. Elas ainda são a única condição de moradia para centenas de famílias, e por mais triste que possa ser, passamos a conviver com essa realidade de forma natural.

A naturalidade que falo, é o fato de não enxergarmos por parte do poder público municipal qualquer iniciativa que possa mudar esta realidade, e resolver de forma definitiva esse grave problema social. Não consigo entender  ou até mesmo aceitar que esse problema tenha que ser mascarado, e entendido como parte inerente tão somente a condição social do indivíduo, e por conseguinte acharmos que estamos livres de nos indignarmos e de certa forma participarmos da construção de uma solução.

Longe de querermos partidarizar tão grave problema, mais exergo com certo desânimo os atos da atual gestão, que tenha em algum momento demonstrado interesse de agir na resolução desta demanda social.

Trago a baila esta discussão, pois na última eleição fui candidato a vice-prefeito, e sem querer me gabar, mas acima disto demonstrar minha preocupação,  fui autor no plano de governo de um projeto que tinha como objetivo atacar frontalmente este problema. Era o chamado "PROGRAMA DE HABITAÇÃO MUNICIPAL'', seria ele, a proposta que pensei com o intuito de mudar a realidade de centenas e centenas de maravilhosas famílias, haja vista, que o núcleo principal da ideia era justamente a construção de 03 casas por mês em nossa cidade, em substituição a casas de taipa existentes..
No arcabouço da ideia estava claro que o objetivo  a ser alcançado era a transformação daquelas vidas e o enfrentamento de tão grave mazela social. Na minha concepção o poder público não pode ficar inerte, e fazer de conta que este problema não existe, pois  mais cedo ou mais tarde virá a tona e terá que ser enfrentado seriamente.

O programa de habitação municipal seria criado por meio de projeto enviado a câmara municipal, contendo a dotação orçamentária (recursos), especificando os critérios para concessão do beneficio (cadastro), forma de atuação e métodos de atendimento (03 casas mês e áreas atendidas) , administração do programa (Secretária de Ação Social) e fiscalização dos atendidos (MP, Câmara Municipal, Igrejas e Sociedade Civil).

As famílias seriam cadastradas e escolhidas por sorteio e o serviço seria efetuado por meio de regime de mutirão, famílias e poder público engajados no cumprimento da meta mensal de construir 03 casas. Todas as casas de taipas seriam cadastradas e passariam a compor o banco de dados do município, o  intuito seria conhecer o número real de  casas existentes e  de impedir a proliferação de novas casas que não constassem no banco de dados.

Se imaginarmos, um mandato de 04 anos que correspondem a cerca de 48 meses, e fossem de fato construídas 03 casas por mês, chegaríamos ao final deste mandato com cerca de 144 casas construídas, e centenas de famílias atendidas, por aquele que seria o maior programa de construção de casas jamais visto em Afonso Bezerra. 
Quando concebi a ideia deste programa de habitação, tinha a real dimensão de seu alcance e de quanto ele era e ainda é importante para a nossa cidade. A atual gestão já está no final de seu sétimo ano, e pouco ou quase nada tenha a mostrar na área de habitação. Daí, que falo que será a próxima gestão a responsável por desenvolver um programa eficaz e que de fato enfrente este problema, fugir dele é que não se pode conceber.

Ficarei na trincheira daqueles que querem debater de forma séria os reais problemas de nossa cidade (Habitação, Saúde, Esporte, Juventude, Qualificação Profissional, Combate as Drogas, Agricultura e tantos outros..), não fugirei da missão de tentar ajudar na construção de uma sociedade mais justa e mais igual para todos os nossos conterrâneos.

Farei política com foco no bem estar  das pessoas, vou lutar para que esse programa de habitação seja implantado em nosso município e traga uma mudança na vida de muitas pessoas.

Resultado de imagem para imagem josemberg santos
JOSEMBERG SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...