sábado, 30 de maio de 2015

Como o brasileiro consome álcool, cigarro e outras drogas

http://www.marceloabdon.com.br/

O brasileiro está fumando menos e bebendo mais. Mais de 7 milhões de adultos já fumaram maconha ao menos uma vez na vida e uma parcela considerável faz uso de tranquilizantes.
Veja seis dados que ajudam a entender como o brasileiro consome cigarro, álcool e outras drogas. Os dados foram retirados de diversos estudos sobre o tema, de 2012, 2013 e 2014. 

Brasileiros estão fumando menos, bem menos
O brasileiro está parando de fumar. A constatação, que já pode ser percebida nos grupos de amigos país afora, também aparece nas estatísticas.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de fumantes no país caiu 30,7% nos últimos nove anos. Se, em 2006, 15,6% dos adultos do país fumavam, em 2014 eram 10,8%.
Na análise por sexo, os homens ainda fumam mais que as mulheres – os fumantes são 12,8% entre eles, contra 9% entre elas.
Os fumantes estão ficando mais velhos
Outro dado interessante é que fumar não é mais sinônimo de juventude. Em 2014, 7,8% dos jovens entre 18 e 24 eram fumantes. O percentual é consideravelmente maior na faixa entre 45 e 54 anos: 13,2%.
A mesma pesquisa mostra que um quinto dos brasileiros adultos se declaram ex-fumantes.
Os brasileiros estão começando a beber mais cedo
Se os brasileiros estão fumando menos, eles têm bebido mais, e mais cedo.
De acordo com o Lenad (Levantamento Nacional de Álcool e Drogas), dentre os adultos que bebem, 53% consomem álcool pelo menos uma vez por semana. O dado é de 2012. Em 2006, a proporção era de 42%, 11 pontos percentuais a menos.
E ainda tem muita gente que bebe e dirige depois
Outro dado que chama a atenção é o das pessoas que bebem e depois dirigem. Segundo dados de 2013 do IBGE, 24,3% dos adultos do país dirigiram depois de beber.
A prática é mais comum entre homens (27,4%) em comparação com as mulheres (11,9%), e ocorre principalmente na faixa etária entre 25 e 39 anos.
7,8 milhões de adultos já fumaram maconha
O uso de drogas ilícitas não chega perto do consumo de álcool e cigarro, mas ainda assim é significativo.
Dados do Lenad mostram que, em 2012, 6,8% dos adultos disseram ter usado maconha ao menos uma vez na vida. Isso equivale a 7,8 milhões de pessoas. Dentre os adolescentes, 4,3% disseram já ter usado a droga, ou 597 mil jovens.
Os adultos estão abusando dos calmantes
O Lenad aponta ainda para um uso excessivo de tranquilizantes entre os adultos. De acordo com o levantamento, 6% dos maiores de 18 anos usaram remédios desse tipo nos 12 meses anteriores à pesquisa.
Isso significa nada menos que 8 milhões de pessoas, número maior que o de adultos que declaram ter fumado maconha ao menos uma vez enavida.
Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...