sábado, 28 de novembro de 2015

Bom dia a todos!
Queridos, ontem o ministério público estadual lançou em macau o projeto transformando destinos. Para mim, uma inovação no tratamento, repressão e cuidado com os usuários e famílias dos dependentes químicos. Outros municípios como Parnamirim, Natal e Parelhas, já haviam aderido e assinado um termo de compromisso. Coordenado pelo ministério público e em parceria com a SENAD - secretária nacional de politicas sobre drogas, pretende-se implantar nos municipios um comitê gestor de politicas sobre drogas, capacitar profissionais da educação, saúde, ação social e sociedade cível organizada.
Veja abaixo informações obre o projeto.
Você pode visitar o sítio: http://www.mprn.mp.br/portal/inicio/portal-campanhas-e-eventos/6846-projeto-transformando-destino e obter mais informações.
abraços.













O tema “drogas” é um assunto que, direta ou indiretamente, diz respeito a todos nós, enquanto cidadãos de uma nação, membros de uma família, participantes de uma comunidade ou como indivíduos. Os municípios do Rio Grande do Norte, como todo o país, vivenciam um grave contexto de consumo prejudicial de drogas lícitas e ilícitas, agravado pela ausência de políticas públicas e falta de articulação entre os atores que lidam com essa problemática.
Diante desse quadro, da importância do tema e ciente da sua responsabilidade social, a Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte, com atuação destacada dos Centros de Apoio Operacional nas áreas de Cidadania, Infância, Juventude e Família, Saúde e Criminal, em parceria com a Corregedoria-Geral e a Associação do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (AMPERN) e o apoio da COSERN, idealizou o Projeto TRANSFORMANDO DESTINOS, objetivando fundamentalmente apresentar estratégias concretas de enfrentamento às drogas e de suas consequências, a partir da integração de setores e entes, baseadas em ações que passam pela prevenção, cuidado, repressão, monitoramento e avaliação.
O objetivo desse projeto não é apenas coletar boas iniciativas e tentar replicá-las nos municípios. Almeja-se mudar a mentalidade, a forma de encarar o problema, buscar soluções concretas, aproximar o Poder Público e a sociedade da responsabilidade que possuem frente às drogas, diminuir os números da violência, promover segurança, otimizar recursos, iluminar caminhos, unir ideias, transformar realidades.
Não se pretende, ao menos nesse momento, subsidiar os membros do Ministério Público com a disponibilização de peças formais para atuação em suas respectivas comarcas. Diferentemente, busca-se estimular o representante ministerial a uma atuação proativa no escopo de discutir e construir uma política pública nos municípios que aborde as drogas.
Daí a razão de, ao invés de peças processuais ou extraprocessuais, ter sido elaborado um guia de orientações contendo um passo a passo de diligências e eventos que deverão ser acompanhados pelo(a) Promotor(a) de Justiça, na hipótese de adesão ao projeto. 
Essa adesão não significará a solução de todos os problemas do município, mas uma atuação ativa e transformadora do membro do Ministério Público promovendo a articulação de pessoas e setores, a otimização de recursos e equipamentos e um conhecimento mais profundo da sociedade a qual servimos.
A integração entre os setores envolvidos alimentará a própria rede de atendimento, em um processo que resultará em ganhos operacionais e facilitará a atuação de cada promotoria de justiça. Junte-se a nós! Faça parte desse esforço e contribua para construir uma nova história, um novo destino!

Projeto TRANSFORMANDO DESTINOS [ ARQUIVOS ]
CARTILHAS E MATERIAIS PARA ESTUDO

LIVROS, CADERNOS E REVISTAS

MATERIAIS DE ESTUDO
Saúde Mental em Dados
Documentos

PROJETOS E EXPERIÊNCIAS
Caminhos do Cuidado
Crack é Possível Vencer
FAST - Família e Escola Juntas
Jovens Promotores da Paz
O Cuidado Que eu Preciso
Plano Intersetorial - Recife (PE)
Prevenção nas Escolas da Bahia
Programa Atitude
Programa de Braços Abertos
Programa Pai-Paid
Programa Recomeço
Projeto Periscópio
Projeto Refletir
Projeto Trilhas
Projeto Vidas Sim Drogas Não
Projeto no Piauí
Viva jovem
Fortalecendo Famílias Unplugged e Jogos Elos

LEGISLAÇÃO
Decretos
Leis
Notas Técnicas
Portarias
Resoluções

EXPERIÊNCIAS NO RIO GRANDE DO NORTE
Ações do MPRN
Estratégias Municipais e Outros Dados
Natal
Rede de Assistência Social
Rede de Educação
Rede de Saúde
Informações de Segurança Pública
Termos de Cooperação

EXPERIÊNCIA DE OUTROS MPs
MPAC
MPGO
MPMT
MPPR
MPRO
MPSP

SITES INTERESANTES RELACIONADOS COM POLÍTICAS SOBRE DROGAS
Secretaria Nacional Antidrogas: www.senad.gov.br
Ministério da Justiça: portal.mj.gov.br/senad/
Observatório Brasileiro de Informações sobre drogas: www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/index.php
Ministério da Saúde: portalsaude.saude.gov.br/
Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas: www.obid.senad.gov.br/portais/CONAD/
Centro Brasileiro de Informação sobre Drogas Psicotrópicas: www.cebrid.epm.br
Hospital Albert Einstein (Álcool e Drogas):  www.einstein.br/alcooledrogas
Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas: www.abead.com.br
Grupo Interdisciplinar de Estudos do Álcool e Drogas: www.grea.org.br
Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime - Brasil e Cone Sul: www.unodc.org/brazil/index.html
Sociedade Beneficente Israelita Brasileira (Hospital Albert Einstein): www.antidrogas.com.br/sociedade.php
Observatório do Crack (Confederação Nacional de Municípios - CNM): www.crack.cnm.org.br/crack/noticia.asp?iId=33727
Programa de Atenção a Mulher Dependente Química: www.promud.org
Projeto Caminhos do Cuidado – curso de formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas):  www.caminhosdocuidado.org.br
Associação Brasileira de Saúde Mental: www.abrasme.org.br
Alcoólicos Anônimos: www.alcoolicosanonimos.org.br
Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas: www.febract.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...