domingo, 23 de outubro de 2016

Eduardo Cunha, minutos antes da prisão: “Geddel, eu vou ser preso! Vocês precisam fazer alguma coisa” [0] Comentários | Deixe seu comentário.

O ex-deputado Eduardo Cunha ligou para o Palácio do Planalto minutos antes de ser preso e pediu ajuda. Foi mais uma das ameaças veladas que fez ao governo nos últimos meses 

ROBSON BONIN

Durante mais de uma década, PT e PMDB formaram um consórcio para assaitar os cofres públicos. A Operação Lava-Jato transformou o PT num fantasma de si mesmo. A outra metade da sociedade clandestina começou a ruir agora. Passava do meio-dia de quarta-feira quando tocou o celular do ministro Geddel Vieira Lima, chefe da
Secretaria de Governo da Presidência da República. O ex-deputado Eduardo Cunha estava ligeiramente alterado: “Geddel, eu vou ser preso! Vocês precisam fazer alguma coisa!”. Geddel estava ao lado de Eliseu Padilha, chefe da Casa Civil. O presidente Michel Temer estava em missão oficial no exterior. O ministro ouviu o apelo praticamente calado. Sem saber exatamente o que se passava, pediu calma ao colega. 
A prisão de Cunha havia sido decretada pelo juiz Sérgio Moro. Antes de acionar o Planalto, Eduardo Cunha mandou uma mensagem para um de seus advogados via WhatsApp: “Urgente. Serei preso”. Eram 12h37. 0 ex-deputado acabara de receber uma ligação de uma de suas fílhas, informando que a Polícia Federal estava na porta de sua casa, no Rio de Janeiro. Cunha pediu para falar com um dos agentes. “O que está acontecendo?”, questionou. 
“Precisamos falar com o senhor pessoalmente”, respondeu o policial. “Mas eu estou em Brasília.” Pelo telefone, a filha enviou uma cópia do mandado de prisão apresentado pela PF. Trinta minutos depois, os policiais chegaram ao apartamento funcional do ex-deputado, em Brasília. Mesmo que quisessem, não havia nada que Geddel e Padilha pudessem fazer para evitar a prisão. Por isso, o pedido de ajuda soou como mais uma das muitas ameaças veladas que o ex-presidente da Câmara vem fazendo desde que surgiram os primeiros indícios de que acabaria enjaulado em Curitiba. Ameaças que sempre miraram Geddel, Padilha e até o próprio presidente Temer. 
Ameaças, enquanto não se materializam em alguma coisa nem geram reações do suposto ameaçado, são apenas isso: ameaças. Talvez blefes. Mas o fato é que esses blefes agora ganham nova dimensão. 
Um dos políticos mais astutos da história, Eduardo Cunha tem na memória os detalhes da parceria criminosa que ele mesmo ajudou a construir entre o PT e o PMDB. Sua meteórica ascensão deu-se ao impulso dessa sociedade e de sua própria audácia, até que a Lava-Jato chegou. Preso, o ex-deputado é acusado de crimes gravíssimos. “As provas são, em cognição sumária, da prática reiterada, profissional e sofisticada de crimes contra a administração pública, por Eduardo Cunha, não só em contratos da Petrobras, mas em diversas outras áreas, não raramente com o emprego de extorsão e de terceiros para colher propinas”, escreveu Moro. 
Transferido para Curitiba, ele se junta a ex-ministros, ex-senadores, ex-deputados e aos empresários que se dedicava a ajudar em troca de propinas. E ameaça, ou blefa, fazer as celas de Curitiba ficarem pequenas para tanta gente. As chances de Cunha deixar a cadeia nos próximos dez anos são mínimas. Um acordo de delação premiada seria a única alternativa. Essa possibilidade, embora apenas dedutiva, já assusta muitos parlamentares, sobretudo aqueles alçados à hoje temerária condição de “bancada do Cunha”. 
Cunha nunca acreditou que seria preso. Desde que teve o mandato cassado, anunciava que escreveria um livro. Seria seu ajuste de contas com os adversários, sua delação particular. 
O ex-deputado procurou pelo menos três editoras. O livro ainda não tinha uma forma definida, mas já tinha nome: Impeachment. Nele, Cunha narraria o que, segundo ele, está na raiz de todos os seus problemas: o dia em que abriu o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. A um dos editores com quem conversou, o deputado cassado fez uma revelação: dedicaria um capítulo especial ao presidente Michel Temer e ao ex-presidente Lula — dois personagens que, garante, tiveram papel fundamental no desfecho da história. “O que exatamente?”, quis saber o editor. 
Cunha fez mistério, mas nunca deixou ninguém esquecer que já dissera uma frase apocalíptica: “Serei conhecido como o homem que derrubou dois presidentes”. 
VEJA apurou que uma das princípais histórias que Cunha ameaça revelar aconteceu na primeira semana de dezembro de 2015, dias antes da abertura do impeachment. O então presidente da Câmara se reuniu com o então vice-presidente no Palácio do Jaburu. No encontro reservado, ele disse a Temer que havia tomado a decisão de arquivar todos os pedidosde impeachment contra Dilma. 0 motivo? Obtivera do então ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, a garantia de que o PT votaria para livrá-lo da cassação no Conselho de Ética da Câmara. Temer recebeu a notícia de maneira indiferente. No mesmo dia, o próprio vice foi ao Planalto e avisou Dilma sobre a decisão de Cunha. O impeachment estava sepultado. Houve até uma discreta comemoração, mas a alegria durou menos de 24 horas. Os jornais noticiaram o acordão selado entre Cunha e Wagner. O ex-presidente Lula avalizou o acerto, em mais um encontro secreto com Eduardo Cunha. A revelação fez o presidente do PT, Rui Falcão, orientar a bancada petista a votar contra Cunha no Conselho de Ética, rompendo o acordo. Furioso com os ataques dos petistas, Cunha telefonou para Temer: “Darei uma coletiva logo mais. Assista!”. Estava aberto o processo. 
O que ele não sabia — e descobriu depois — é que foram os próprios aliados de Temer os responsáveis pelo vazamento. Antes da prisão, Cunha confidenciou a vários colegas que se considerava traído por Temer e alguns de seus ministros e assessores mais próximos. Citou Geddel, Padilha e, principalmente, o assessor especial Moreira Franco. Em uma reunião com o já presidente Temer, chegou a advertir: É bom para todo mundo que eu sobreviva ao processo de cassação. Se eu cair, vou levar muita gente junto” Temer rebateu: “Faça o que você achar melhor, Eduardo”. Cunha era uma espécie de banqueiro do PMDB. Recolhia propina com empresários, destinava uma parte para suas contas pessoais, mas também ajudou a financiar muitas campanhas eleitorais, que acabaram formando a “bancada do Cunha”. Diz-se que colaborou em mais de uma centena de campanhas. 
Depois que caiu em desgraça, passou a fazer ameaças — ou a blefar. “O Michel não tem com o que se preocupar. Ele não tinha nada com o Eduardo. Era ele (o deputado) quem trazia as doações de empresários e especificava para quem o dinheiro deveria seguir no PMDB. Como presidente do partido, o Michel apenas liberava os recursos”, diz um ministro palaciano. O dado não se encaixa com a afirmação feita pelo senador Romero Jucá, ao ser flagrado num grampo: “Temer é Cunha”. 
No fim da manhã de quarta-feira, depois de Cunha ter ligado para Geddel Vieira Lima, Eliseu Padilha mostrou-se solidário ao colega. Telefonou para um dos advogados de Cunha: “Estou ligando para saber se o Eduardo está precisando de alguma coisa”, disse o ministro, segundo relato de um assessor do próprio Cunha. Geddel negou ter recebido pedido de ajuda: “Ele ligou pra mim, eu atendi, disse ‘oi, tudo bem’, mas, por coincidência, a ligação caiu. Não falamos nada”. Indagado sobre o telefonema da solidariedade, Padilha também negou: “Não houve”. O maior sinal de que Cunha caiu definitivamente em desgraça é que Brasília se transformou num deserto para ele.
http://www.thaisagalvao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...