quinta-feira, 30 de março de 2017

Em Currais Novos: Robinson lança ação para recuperar pecuária leiteira do Estado

queijo
O Governador Robinson Faria cumpre agenda no município de Currais Novos nesta quinta-feira (30), na oportunidade ele fará o anúncio da Chamada Pública destinada a associações e cooperativas de pequenos produtores para apresentarem projetos de apoio à cadeia produtiva do leite e derivados da agricultura familiar.
A iniciativa vem somar com o Programa do Leite desenvolvido pelo Governo do Estado do RN que apoia a produção leiteira dos pequenos criadores. O Governo tem como objetivo a estruturação desta cadeia
produtiva através da melhoria da produção primária, do beneficiamento e da comercialização dos produtos. Os recursos disponibilizados para este a ação é na ordem de R$ 23 milhões para beneficiar uma média de vinte organizações produtivas
O foco preferencial da ação será a adequação de queijeiras, concentradas na região do Seridó, com ações visando atender a legislação sanitária vigente e habilitar a comercialização dos produtos nas redes de varejo.
De acordo com o edital da Chamada Publica, cada projeto pode chegar a R$ 450 mil sendo 20% de contrapartida da organização. A fonte de recursos é do Governo do Estado por meio do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial.
“O Governador Robinson Faria escolheu a região do Seridó para fazer o lançamento deste edital. A escolha se deu pelo fato da região se concentrar a maioria das queijeiras do RN”, disse Vagner Araújo, Sec. de Gestão de Metas e Projetos do Governo.
Segundo Vagner, esse edital é uma ação integrada do Governo em conjunto com a SETHAS e SAPE que possibilita que os agricultores familiares desenvolvam projetos de adequação e obtenham a certificação sanitária de seus produtos, melhorando ainda mais a sua qualidade.
“O queijo de coalho e de manteiga tem sabores únicos e são característicos do nosso Estado. Temos que estimular as pequenas indústrias, pois elas são uma das principais fontes de emprego e renda para o pequeno agricultor”, afirma Guilherme Saldanha, Sec. da SAPE.
Os interessados podem visualizar o edital através do site:
www.rnsustentavel.rn.gov.br . O prazo de manifestação de interesse do Edital de Leite e Derivados inicia-se em 30 de março e segue até o dia 30.05.2017.        http://www.robsonpiresxerife.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados