domingo, 12 de março de 2017

GUAMARÉ-ENTRE A REALIDADE E A FANTASIA


Não podia deixar aqui de parabenizar e agradecer a todos os  Guamareenses que se empenharam para que o carnaval fosse realizado com sucesso na cidade neste ano de 2017,o verdadeiro carnaval feito pelo povo e para o povo  é esse, que sem custeio algum dos órgãos públicos conseguiu arrastar uma grande multidão as ruas mostrando que o tradicional Carnaval de Guamaré continua firme e atraindo pessoas de várias localidades do RN.

Pois bem! Dizem que o ano letivo só se inicia depois do carnaval e creio que em Guamaré o ano letivo se iniciou logo após a quarta-feira de cinzas.

As imagens acima mostram o sucesso de um carnaval bem organizado pelo povo e para o povo.
Porém outras imagens mostram o total desprezo da atual gestão com o município que enfrenta problemas gravíssimos nas áreas Habitacionais, Estruturais e Social do município .
Em apenas um simples passeio que realizei pelo município pude constatar os reais problemas que o município enfrenta onde muitos ocultam os fatos.
Estive nas comunidades de Lagoa Doce e Mangue Seco e o que constatei foi o péssimo serviço de pavimentação das localidades, obras  recém inauguradas cheios de buracos e as pedras soltas conforme imagens abaixo:
Então vem a pergunta:
O que se faz com tantos recursos para que se realize um serviço de pavimentação de péssima qualidade provando que as obras no município não tenham a devida fiscalização?
É lamentável andar pelo município e constatar que  obras de grande importância para a população são realizadas sem a devida fiscalização sem falar nos valores gastos para realizar esta obra.
Espero que as autoridades que tem o poder de legislar, fiscalizar e representar os interesses da população perante o poder público possa fazer algo pois foram eleitos pra isso.
Outra situação que me chamou a atenção foi o atraso da tão sonhada ciclovia na RN 401 ligando a comunidade de Ponta de Salina até a Refinaria Clara Camarão com extensão de 3,6 KM, essa obra teve inicio no ano de 2015 e hoje se encontra parada e sem nenhuma justificativa por parte do poder público e do setor responsável pela sua execução, lembrando que a ciclovia é uma dentre várias opções técnicas de segurança de trânsito para melhoria da vida do ciclista que não irá trafegar em meio aos veículos tendo sua faixa própria.
As imagens abaixo mostram o total desprezo pela obra que já devia ter sido concluída a muito tempo:



O que antes eram máquinas trabalhando a todo vapor, hoje encontramos apenas restos de materiais no acostamento da rodovia.


Mas o que também me chama a atenção é que o poder público nem sequer explica os reais motivos do atraso dessas obras que vem se arrastando a cada dia que passa ,obra essa que vem desde a gestão passada ,entramos 2017 na continuação da gestão do prefeito Hélio e os problemas persistem mas de uma coisa eu tenho a plena certeza de que falta de recursos não foi.
Eu queria entender o por que de tanta falta de compromisso com obras de importante relevância para o município, até hoje não entendo o real motivo de tanto descaso na cidade que mesmo enfrentando a crise o município arrecada milhões todos os meses e as obras e outros serviços públicos não conseguem seguir em frente.
Esse é um dos problemas que o município enfrenta que se arrasta desde a gestão passada .
Outro problema que a população mais carente enfrenta é a situação habitacional onde dezenas de casas foram construídas sem a mínima estrutura para habitação e com atraso nas entregas gerando uma grande confusão onde alguns beneficiados apelaram para invasão sendo que alguns foram retirados por medidas de força judicial e outros ainda permanecem aguardando a solução desse caso.
Vejam que as imagens são verídicas e que é preciso mostrar para que alguém possa tentar resolver essa situação:
 Casas Invadidas em Guamaré
Casas Invadidas em Baixa do meio
As imagens acima mostram que  o real motivo de todo esse problema foi gerado devido ao atraso na conclusão da construção das casas como também o prazo de entrega aos beneficiados que gerou todo esse problema que se alastra cada vez mais e com o inicio do período de chuvas a situação se agravou nos últimos dias.

As imagens acima mostram o total desprezo não só pelo problema gerado com a invasão como também com as condições desumanas que se encontram essas pessoas nessas casas onde além da obra de pavimentação e drenagem não terem sido concluídas as pessoas sofrem com tudo isso, além disso com as últimas chuvas  as casas já apresentam rachaduras, as calçadas começam a ceder, as fossas estão submersas e algumas famílias estão ilhadas.
Esperamos que alguma ação seja feita o mais breve possível pois devemos lembrar que ali estão pessoas e a dignidade da pessoa humana deve ser preservada .
Espero que a mensagem anual do prefeito de que até 2020 o atual quadro de déficit habitacional no município seja zerado e não seja apenas uma mensagem demagógica e que de fato o mesmo possa resolver estes problemas .
RESTAURANTE POPULAR DE PORTAS FECHADAS
O que era uma realidade hoje não passa apenas de um sonho ,é assim que classifico o fechamento dos restaurantes populares de Guamaré e Baixa do Meio ,o restaurante popular implantado ainda na gestão passada que atendia em média cerca de 700 pessoas com almoço ao preço de R$1,00 real hoje se encontra fechado e também não se sabe os reais motivos do seu fechamento uma vez que esse programa é instituído pela Lei Municipal n°. 539/2011, denominado “Programa Especial de Segurança e Suplementação Alimentar – PRESSA”.

PRESSA mesmo estão as pessoas que se beneficiavam de um  programa de grande importância e que hoje estão sem entender o motivo do fechamento, espero que a prefeitura veja com bons olhos e retorne o mais breve possível esse programa que ajuda e muito no combate a fome .
EO PCCS?
O tão sonhado PCCS Plano de Cargos Carreiras e Salários dos servidores do município de Guamaré  segue sem cumprimento uma vez que a Lei foi aprovada no dia 30/06/2016 tendo que ser sancionada no dia 04/07/2016 ,porém até o momento não se sabe o que de fato realmente aconteceu para que os servidores tenham seus direitos garantidos já aprovados. 

No último dia 20/02 a Câmara Municipal de Guamaré foi palco de um dos maiores atos vistos em toda história política administrativa onde o prefeito Hélio Willamy (PMDB) fez a leitura anual abrindo os trabalhos do executivo sobre forte manifestação popular , onde servidores, cidadãos e demais reivindicavam pacificamente  seus direitos como também promessas não realizadas, e como o ano apenas começou é natural entender que essas cobranças que parte do povo sejam cumpridas uma vez que o prefeito foi reconduzido ao cargo sendo reeleito por maioria dos votos nas ultimas eleições e deve fazer jus a cada voto recebido.

Ainda não se sabe os reais motivos para tudo isso que foi apresentado através de imagens  está acontecendo em uma cidade onde tem pouco mais de 15.000 mil habitantes com uma das maiores arrecadações do estado passar pelo que está passando sem nem ao menos uma justificativa.
Esperamos que todos esses problemas sejam resolvidos, pois a cidade precisa  se desenvolver e para isso é necessário que haja atenção por parte do poder público, precisamos de um governo que  faça a diferença para todos e não apenas para seu grupinho, o prefeito hélio deve se lembrar que ele é prefeito da cidade e não apenas de 6.249 votos, e que a cidade precisa ter seu rumo com serviços públicos ,obras e também a economia local fluindo gerando emprego e renda.
Espero que os vereadores, ministério público e outras instituições  tomem providências a todos esses problemas acima citados e que o povo também se manifeste exercendo sua cidadania cobrando e buscando seus direitos.
Hoje a cidade vive em situação de abandono tendo em vista que somente os serviços mais importantes como saúde e segurança ainda funcionam, porém até a coleta de lixo na cidade está comprometida pois fazem alguns dias que a coleta está em atraso, outro fato que me chama a atenção é a manutenção de alguns projetos sociais que estão caindo no esquecimento no caso do Projeto Programa de  Criança Petrobras que atende em média 700 crianças do município sofre com a falta de recursos repassados pelo atual governo e tende a fechar as portas devido a falta de comprometimento do atual governo.
Como cidadão Guamareense  eu queria entender o que está se passando na atual administração pois até então na gestão passada tudo seguia muito bem pois até uma  revista publicada mostrava todas as realizações da administração com prestação de contas porém o que não entendo e ficarão as perguntas no ar o porque tudo isso está acontecendo na cidade que arrecada milhões e milhões mês após mês, espero que o gestor desta cidade mantenha os compromissos em zelar pela boa administração pois em Guamaré não existe a palavra CRISE.

Fica aqui mais um apelo para que os problemas acima citados sejam resolvidos e a população volte a acreditar na atual administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...