sábado, 1 de abril de 2017

SERÁ QUE A SEGURANÇA PÚBLICA DE GUAMARÉ ESTÁ EM CRISE?

 Resultado de imagem para segurança de guamaré
Como se não bastasse o estado do RN vem sofrendo a muito tempo com o descaso na segurança pública, fatos são comprovados que a estrutura das policias de nosso estado trabalha com muita força de vontade e a prova disto está no sucateamento de viaturas, efetivo mínimo ,delegacias sem a estrutura adequada para os policiais executarem seus trabalhos e não esquecendo de mencionar o caos prisional que vem se mantendo em nosso estado.
Mas o que o município de  Guamaré tem haver com isso?
A resposta é simples!
O município de Guamaré faz parte do território do estado
do RN e nos últimos dias tem se noticiado muitos fatos ocorridos na área da segurança pública e em especial a atual situação da Guarda Municipal de Guamaré que é referencia de segurança pública em todo estado.
A constituição brasileira em seu artigo 144 ressalta que  a segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
        I -  polícia federal; II -  polícia rodoviária federal; III -  polícia ferroviária federal; IV -  polícias civis;  V -  polícias militares e corpos de bombeiros militares.
No inciso § 8º Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.
É fato público que a segurança pública em nosso estado tem se esforçado muito para manter a ordem, porém em Guamaré a atuação da segurança pública vem cumprindo muito bem o seu papel através da polícia militar e da guarda municipal que se compararmos os índices de ocorrências em relação a outros municípios Guamaré é referencia em segurança pública sendo uma das cidades mais tranquilas do estado.
Mas me vem a seguinte pergunta, o que está acontecendo com a segurança pública de nosso município ?
No ano de 2013 foi aprovada e sancionada a lei municipal  Nº 615/2013 que  dispõe sobre autorização para pagamento de diárias para Segurança Públicas e dá outras providências.
Uma atitude muito louvável do prefeito Hélio no inicio de seu mandato mostrando sensibilidade e preocupação com a segurança pública no município uma vez que outras cidades não fizeram o mesmo, hoje fico me perguntando sem saber o que realmente aconteceu para  que essas mesmas  diárias operacionais fossem cortadas uma vez que o município de Guamaré mesmo sofrendo com a crise tem mantido seus serviços públicos sem contenção de gastos.
Essa semana um fato me chamou bastante atenção nas redes sociais e em alguns blogs  que foi o corte no fornecimento da alimentação por parte da prefeitura  aos policiais militares fato este abordado pelo próprio comandante do destacamento policial de Guamaré o Sub-Tenente Luiz Carlos.
Fico mais uma vez a me perguntar por que tudo isso está acontecendo uma vez que além das diárias operacionais serem cortadas agora a alimentação dos policiais ?
Sou consciente de que o TCE decidiu que as prefeituras não poderão mais custear diárias operacionais aos policiais e que o estado pode celebrar convênios com os municípios ,porém o que acho um ABSURDO é a falta de fornecimento de alimentação para estes grandes guerreiros da policia militar uma vez que mesmo com as dificuldades apresentadas sem diárias operacionais  o efetivo policial de Guamaré tem realizado um excelente trabalho, desde já parabenizo todo o efetivo policial de Guamaré e o Sub- Carlos pela dedicação e amor que tem não só pelo seu trabalho como também pelo município.
Guarda Municipal
Não poderia aqui deixar também de mencionar o efetivo da Guarda Municipal de Guamaré que também tem realizado um excelente serviço a toda população preservando e cuidando bem  do patrimônio público  realizando grande parceria auxiliando a policia militar, é lamentável que hoje a Guarda Municipal  de Guamaré não tem a devida atenção e sofre os mesmos problemas que a policia militar  sofre mas mesmo assim não foge de suas obrigações.
Diante de tudo que está acontecendo em Guamaré fica o meu apelo para que os poderes executivo e legislativo tomem providências e resolva estes problemas que estão acontecendo na segurança pública de nosso município .
Lembrando que o maior patrimônio que temos é a população que não merece sofrer com esse descaso.
SERÁ QUE A SEGURANÇA PÚBLICA DE GUAMARÉ ESTÁ EM CRISE?
Acredito que não pois falta de recursos nunca foi problema,creio que o problema está em quem está gerindo estes recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...