quinta-feira, 4 de maio de 2017

Guamaré-RN: É preciso de novas diretrizes na educação municipal.

Para que possamos ter uma educação de qualidade é necessário que novas diretrizes sejam tomadas. aliando á tecnologia com  método do grande educador Paulo Freire, agindo assim,certamente teríamos excelentes resultados.O gasto desenfreado do dinheiro público nesta área, sem que haja cobranças de resultados demonstra a falta de visão administrativa daqueles que são responsáveis pela gestão desta área no município.
      Não é preciso ser um expert neste assunto,basta apenas vontade política e coragem para quebrar certos paradigmas que ainda persistem neste meio. Temos vários modelos de gestão educacional que poderiam ser implementados neste município,e, a cidade de Sobral-CE, dá um exemplo,além de outras cidades no nordeste
que vem buscando novações nesta área.,entretanto,para que os gestores deste município são aversos a bons projetos que poderiam contribuir para o desenvolvimento deste município.
      Em algumas escolas da cidade de Jaboatão dos Guararapes-PE,foi implantado o sistema de acompanhamento da frequência dos alunos na escola através da leitura facial. Uma máquina foi instalada nas escolas que fazem essas leituras ao custo de 3 mil reais mensais por escola. As grandes vantagens deste sistema é que os pais recebem em tempo real, um sms nos celulares informados pelos pais,sobre a presença ou não de seu filho na escola,além de receberem os boletins mensais e informativos da escola;Outro fato relevante é que com esse método há uma redução de custos com as merendas,pois , os responsáveis da cozinha recebem o número exato de alunos presentes na escola,além do mais,,caso o aluno falte 5 vezes seguidas,é acionado o conselho tutelar para que sejam tomadas as devidas tratativas junto aos pais para saberem os reais motivos destas faltas.
      No caso da cidade de Guamaré, poderia aproveitar para que a frequência dos  filhos dos beneficiários de programas sociais fornecidos pela prefeitura,  fosse uma condição sine qua non para que estes tenham direito. Assim sendo,estes programas não seriam tão somente vistos como apenas um modelo de gestão puramente pautada pelo fisiologismo. Além disto, a prefeitura poderia doar bolsas universidade para um determinado número de alunos,de acordo com as suas notas no ENEM;Evidentemente,seriam criadas regras para que estes alunos tivessem este benefício estendido durante todo o curso.
      A cidade de Guamaré precisa formar técnicos, e profissionais de nível superior,para que estes possam um dia prestar serviços em sua cidade, fazendo com que o dinheiro circule no município e também que diminua a dependência dos empregos na prefeitura, que na maioria das vezes funciona como cabide de empregos.

       Sem que haja avanços significativos  na área da educação neste município, a cidade continuará vivendo do passado.e sem perspectiva futura e , cada vez mais,os recursos públicos diminuindo; E, uma sociedade que não tem a plena consciência de seus direitos e deveres como cidadãos, para que possam conviver em harmonia com seu meio, continuará convivendo com os atrasos ,com isso, os projetos sustentáveis que poderiam contribuir para o desenvolvimento do município estarão cada vez mais distantes da população.E é nisto, que apegam-se os péssimos políticos que não desejam que a população torne-se esclarecida,assim sendo, poderão manter-se no poder durante muito tempo através dos velhos e ultrapassados métodos de fazer política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...