sábado, 10 de junho de 2017

Morre nelore produtor de 100 mil doses de sêmen por ano

Quanupur-touro-nelore-morte (Foto: Divulgação)

A pecuária brasileira perde um touro que representou uma verdadeira mudança de paradigma na nelore, raça que alçou o País ao posto de maior exportador mundial de carne bovina. Morreu Quanupur da 2L, pertencente aos criadores Adir do Carmo Leonel e seu filho Paulo
Leonel, presidente e diretor do Grupo Adir, cujas fazendas estão localizadas em Ribeirão Preto (SP) e Nova Crixás (GO). Ele foi o primeiro touro Nelore a superar a marca de 5% em marmoreio (índice que mede a gordura entremeada e que dá sabor à carne), resultado acima da média até mesmo de alguns europeus, comprovando que o zebu selecionado com competência também produz carne marmorizada, ou seja, muito saborosa e macia. Com escore 5,02%, o touro do Grupo Adir apresentou mais que o dobro do valor médio registrado na raça Nelore e deixou para trás nada menos que outros 500.000 animais avaliados, segundo informa Adir e Paulo.
“Este trabalho revelou uma quebra de paradigma na pecuária brasileira, pois mostrou que o nelore também pode produzir carne de qualidade”, avalia a doutora Liliane Suguisawa, diretora técnica da DGT Brasil, empresa responsável pelas avaliações de carcaça do Grupo Adir. Quanupur da 2L também apresentou excelente rendimento de carcaça.
“Quanupur era dono de uma musculatura convexa, garupa comprida, linha dorsal desejável e costelas profundas. Era precoce e portava muita carne. Encontrar um indivíduo equilibrado assim é difícil”, informa Rodrigo Frigoni, gerente comercial da Central Bela Vista, de Botucatu (SP), onde o touro estava em coleta.
Quanupur é filho de Jallad, touro mais erado do Grupo Adir em vaca Godavapi da 2L. De acordo com Rodrigo Frigoni, em dois ou três anos o jovem raçador coletaria e comercializaria 100.000 doses de sêmen por ano. Era a previsão.
A produção do touro estava na casa das 600 doses por ejaculação, também o dobro da média obtida na Central Bela Vista, conforme o gerente da empresa. “Quanupur teria um futuro brilhante e já tinha um contrato aberto para venda de suas primeiras 10 mil doses”, lamenta Frigoni.
O reprodutor foi vítima de uma enterotoxemia, doença que integra o grupo das clostridioses, mesmo sendo vacinado na Estância 2L e recebendo reforço semestral na Central Bela Vista. O clostridium, agente causador da enfermidade, está presente no ambiente e no próprio trato digestivo dos bovinos.
Quanupur morreu no dia 14 de março último.
blogdobg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...