quarta-feira, 5 de julho de 2017

HOMENAGEM DE BERGNE MOURA A DR. JOÃO FRANCELINO SEU PAI

JOÃO FRANCELINO FILHO, nascido no Município de Patu/RN, no sítio serrote, em 10/09/1933, 6º filho de João Francelino de Moura e Petronila Josina de Moura, teve infância e adolescência sacrificada, por necessitar ajudar a seus pais na agricultura. Mais ele tinha um sonho..., um sonho adormecido, aguardando apenas um trampolim para sua a vitória e não era naquele lugar, apesar de amar muito a sua terra natal.
Iniciou seus estudos no interior do Rio Grande do Norte, freqüentando até a 3ª série primária, quando foi residir em Natal/RN no ano de 1951, onde continuou a estudar e começou a trabalhar como ambulante, balconista, comerciante entre outras profissões.
Tendo sido convidado, em 1952, pelo seu primo Antônio Francelino de Almeida, que futuramente viria a ser seu cunhado, então Cabo da FAB, a conhecer a Base Aérea de Natal, conhecida como o “trampolim da vitória”; ingressou na carreira militar em fevereiro do mesmo ano, tendo sido engajado como soldado em 01/03/1953; tendo concluído o nível médio em 1954; foi promovido a Cabo.
Casou-se com Maria de Lourdes Almeida de Moura, em 30/05/1958, com quem tiveram 6 filhos. Em outubro de 1972, foi promovido para 3º Sargento. Depois de muito esforço e dedicação, formou-se em Geografia (1973); lecionando em escolas da Capital, inclusive na antiga ETFERN; permaneceu na ativa até outubro de 1980; quando foi transferido para a reserva no posto de Sub-Oficial da Aeronáutica, tendo sido condecorado em diversas ocasiões e auferido várias medalhas de honra ao mérito.
Ainda na caserna, em dezembro de 1977 concluiu o curso de Bacharel em Direito pela UFRN recebendo o numero da OAB 1136 RN. Advogou sempre para os mais humildes e necessitados e continuou honrando sua promessa desde a sua formatura até o fim da sua vida. Conheceu e perpetuou inúmeras amizades, onde chegava, era gratificante a sua presença, pessoa alegre, diligente, por vezes também divergente quando defendia suas posições, mas firme no agir. Recebeu inúmeros elogios dos seus amigos, colegas e até mesmo dos seus adversários, pela sua sinceridade e honestidade como profissional.
Era um apaixonado pela leitura e conhecimento e em sua residência, acolheu e ensinou a muitos parentes e amigos - hoje formados - que vinham do interior disposto a estudar, trabalhar, enfim “ganhar a vida”. Participou ativamente da política interiorana, sempre enaltecendo a Família Moura, não esquecendo jamais das suas origens.
Era ansioso para ajudar os mais pobres, seja lá quem fosse, as vezes até sacrificando a família, ensinando que educação, amizade, liberdade e humildade são peças essenciais para um vencedor.
Será sempre lembrado como um defensor da liberdade e dos direitos dos mais carentes, um guerreiro vitorioso.
Falecido em 05/07/2006, foi um homem alegre, trabalhador, pai e amigo, que lutou para vencer e viveu para servir.


                              SAUDADES

          Na última quarta-feira, 05 de julho de 2006, o advogado João Francelino Filho veio a falecer. A OAB/RN apresenta suas condolências, se solidariza com a família e apresenta seu voto de profundo pesar. João Francelino Filho foi um colega muito estimado por todos e advogado que lutou pelos direitos das pessoas mais humildes.


Registro meus pesares aos familiares do saudoso patuense Dr. João Francelino Filho (gordo), sub- oficial aposentado e um  advogado de alto nível. Ele faleceu esta semana em Natal, dia 05 de julho de 2006, nos que fazemos o jornal omossoroense, estamos juntos nessa dor e enviamos os nossos pêsames a toda a família

Um comentário:

  1. quero agradecer a todos que direta ou indiretamente, fez com que o nome e a memoria do meu PAI, Dr. Francelino fosse relembrada e em especial ao meu amigo AGTÔNIO SOARES E FERNANDO SOARES, pode ter certeza nunca irei esquece desse apoio.

    BERGNE MOURA

    ResponderExcluir

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados