quarta-feira, 5 de julho de 2017

HOMENAGEM DE BERGNE MOURA A DR. JOÃO FRANCELINO SEU PAI

JOÃO FRANCELINO FILHO, nascido no Município de Patu/RN, no sítio serrote, em 10/09/1933, 6º filho de João Francelino de Moura e Petronila Josina de Moura, teve infância e adolescência sacrificada, por necessitar ajudar a seus pais na agricultura. Mais ele tinha um sonho..., um sonho adormecido, aguardando apenas um trampolim para sua a vitória e não era naquele lugar, apesar de amar muito a sua terra natal.
Iniciou seus estudos no interior do Rio Grande do Norte, freqüentando até a 3ª série primária, quando foi residir em Natal/RN no ano de 1951, onde continuou a estudar e começou a trabalhar como ambulante, balconista, comerciante entre outras profissões.
Tendo sido convidado, em 1952, pelo seu primo Antônio Francelino de Almeida, que futuramente viria a ser seu cunhado, então Cabo da FAB, a conhecer a Base Aérea de Natal, conhecida como o “trampolim da vitória”; ingressou na carreira militar em fevereiro do mesmo ano, tendo sido engajado como soldado em 01/03/1953; tendo concluído o nível médio em 1954; foi promovido a Cabo.
Casou-se com Maria de Lourdes Almeida de Moura, em 30/05/1958, com quem tiveram 6 filhos. Em outubro de 1972, foi promovido para 3º Sargento. Depois de muito esforço e dedicação, formou-se em Geografia (1973); lecionando em escolas da Capital, inclusive na antiga ETFERN; permaneceu na ativa até outubro de 1980; quando foi transferido para a reserva no posto de Sub-Oficial da Aeronáutica, tendo sido condecorado em diversas ocasiões e auferido várias medalhas de honra ao mérito.
Ainda na caserna, em dezembro de 1977 concluiu o curso de Bacharel em Direito pela UFRN recebendo o numero da OAB 1136 RN. Advogou sempre para os mais humildes e necessitados e continuou honrando sua promessa desde a sua formatura até o fim da sua vida. Conheceu e perpetuou inúmeras amizades, onde chegava, era gratificante a sua presença, pessoa alegre, diligente, por vezes também divergente quando defendia suas posições, mas firme no agir. Recebeu inúmeros elogios dos seus amigos, colegas e até mesmo dos seus adversários, pela sua sinceridade e honestidade como profissional.
Era um apaixonado pela leitura e conhecimento e em sua residência, acolheu e ensinou a muitos parentes e amigos - hoje formados - que vinham do interior disposto a estudar, trabalhar, enfim “ganhar a vida”. Participou ativamente da política interiorana, sempre enaltecendo a Família Moura, não esquecendo jamais das suas origens.
Era ansioso para ajudar os mais pobres, seja lá quem fosse, as vezes até sacrificando a família, ensinando que educação, amizade, liberdade e humildade são peças essenciais para um vencedor.
Será sempre lembrado como um defensor da liberdade e dos direitos dos mais carentes, um guerreiro vitorioso.
Falecido em 05/07/2006, foi um homem alegre, trabalhador, pai e amigo, que lutou para vencer e viveu para servir.


                              SAUDADES

          Na última quarta-feira, 05 de julho de 2006, o advogado João Francelino Filho veio a falecer. A OAB/RN apresenta suas condolências, se solidariza com a família e apresenta seu voto de profundo pesar. João Francelino Filho foi um colega muito estimado por todos e advogado que lutou pelos direitos das pessoas mais humildes.


Registro meus pesares aos familiares do saudoso patuense Dr. João Francelino Filho (gordo), sub- oficial aposentado e um  advogado de alto nível. Ele faleceu esta semana em Natal, dia 05 de julho de 2006, nos que fazemos o jornal omossoroense, estamos juntos nessa dor e enviamos os nossos pêsames a toda a família

Um comentário:

  1. quero agradecer a todos que direta ou indiretamente, fez com que o nome e a memoria do meu PAI, Dr. Francelino fosse relembrada e em especial ao meu amigo AGTÔNIO SOARES E FERNANDO SOARES, pode ter certeza nunca irei esquece desse apoio.

    BERGNE MOURA

    ResponderExcluir

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...