terça-feira, 25 de julho de 2017

PEDRO AVELINO - RN: É A PREFEITURA SE PREOCUPANDO COM VOCÊ

Divulgação Gratuita
A prefeitura de Pedro Avelino através da Secretaria de Saúde promove o dia "D" de combate as Hepatites Virais
Durante todo este mês, a prevenção e o cuidado contra as hepatites virais estão em evidência. O julho amarelo foi estabelecido pelo Ministério da Saúde como forma de alertar toda a população sobre os riscos da doença. A hepatite é uma degeneração do fígado causada
principalmente por vírus, consumo abusivo de álcool e de outras substâncias tóxicas.
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 3 milhões de pessoas em todo o país estão contaminadas com a doença. Somente em dez anos, o Brasil registrou mais de 300 mil novos casos de hepatites virais. Neste mesmo período, mais de 37 mil pessoas morreram em decorrência da doença no país. Atualmente a medicina reconhece cinco tipos da doença: as Hepatites A, B, C, D e E. Destas, a hepatite C é a mais perigosa e a que mais mata em todo o país, uma média de 70% das mortes por hepatite.

A doença pode trazer graves consequências. Estima-se que 1 a cada 3 transplantes de fígado realizados no país são em decorrência de complicações da hepatite C. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, em todo o mundo, 80% dos casos de câncer de fígado são causados por hepatites virais. A OMS estima também que esta é a maior epidemia da humanidade e que as hepatites virais são 10 vezes mais infecciosas que o vírus da Aids.
Os principais sintomas da doença são febre, náuseas, vômitos, mal-estar, pele e olhos amarelados, falta de apetite e urina escurecida. Na presença destes sintomas, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para realizar o exame de sangue capaz de detectar a existência do vírus no organismo. A maior forma de contágio da doença é através de contato com seringas ou sangue contaminados.
Para prevenir a doença é importante tomar cuidado com os hábitos de higiene pessoal e sanitária, o uso de equipamentos de proteção individual para os profissionais da saúde, além de evitar o uso compartilhado de alicates, seringas, tesouras, escovas de dente e lâminas de barbear. Também é importante lembrar que o uso de preservativos durante as relações sexuais é imprescindível para se evitar a doença. Para os tipos A e B, o Sistema Único de Saúde disponibiliza vacina como forma de prevenção.
*Diante da importância para a saúde das doenças causadas pelas hepatites virais, a Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Avelino estará realizando no dia 26 de Julho, às 9h, na Unidade de Saúde Zelito Calaça o Dia "D" de combate as hepatites virais.*
Confiram a programação e venha participar com a gente!
*Previna-se - Vacine-se - Faça o teste rápido*
Por Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados