sábado, 5 de agosto de 2017

NOTA DE AGRADECIMENTO DE SONIA PEREIRA DEPOIS DE SER PERSEGUIDA E EXONERADA PELO GOVERNADOR

A imagem pode conter: 1 pessoa
“Trago dentro do meu coração, como num cofre que se não pode fechar de cheio, todos os lugares onde estive, todos os portos a que cheguei, todas as paisagens que vi através de janelas ou vigias, ou de tombadilhos, sonhando. E tudo isso, que é tanto, é pouco para o que eu quero...” (Álvaro de Campos)
É tempo de seguir adiante! A hora é propícia para (re)organizar as ideias e preparar o tempo e, de coração aberto, agradecer a cada um dos senhores e senhoras, que sob a nossa liderança, fizeram acontecer, no território da 8ª DIRED, as ações, os projetos, os
programas, as metas e estratégias que norteiam o nosso olhar pedagógico, na perspectiva do querer: Ser, Aprender, Ensinar, parafraseando Paulo Freire “estar sendo...”, sempre, pessoas capazes.
Estivemos, a Equipe Dirediana, os(as) Gestores(as) Escolares e eu, juntos, um tempo à frente da 8ª DIRED. Houve para nós um início, em março de 2015, e, agora, passados quase 03 anos, o tempo se inverte e anuncia o término do que, então, começara.
A entrada, a cada manhã, em nosso espaço de trabalho prazeroso, em todos os aspectos, constituiu para mim momentos inesquecíveis de aprendizados e ensinamentos. Conseguimos realizar uma Gestão pautada nos princípios éticos, com altivez e compromisso, buscando sermos justos, e corresponsáveis pelas demandas institucionais dos projetos, programas, ações estratégicas que nos recomendava a Secretaria de Estado da Educação.
Nossa missão foi guiada pela responsabilidade social, educacional, porque procuramos priorizar o foco da gestão no pedagógico. A Equipe Dirediana e as de Gestores (as) Escolares, juntamente com as de coordenadores pedagógicos não descuidaram em nenhum momento das tarefas que promovem o ensino com a aprendizagem de qualidade dos nossos estudantes. Disso não abrimos mão.
Ao longo desses anos (quase 3), eu gostaria de enfatizar que, o esforço foi incessante no objetivo de fazer uma gestão democrática, austera e participativa, e, mesmo quando advieram alguns momentos de fortes turbulências institucionais e políticas, nós podemos dizer que realizamos, junto com a SEEC, um trabalho ético, responsável e relevante dentro das possibilidades existentes.
Eu gostaria de compartilhar com os nossos colegas servidores(as) da SEEC, os momentos de alegrias, vitórias, quando conseguimos pautar, encaminhar, e resolver as pendências dos nossos companheiros de trabalho. Nesse tempo, tentamos alocar cada qual no seu espaço, conseguimos com seriedade acompanhar de perto as licenças, as aposentadorias, sobretudo, a convocação e encaminhamento de novos professores da rede.
Não seremos uma grande região, fincada no território semiárido do Rio Grande do Norte, se a educação não se tornar uma prioridade nacional, se os investimentos não acontecerem no momento certo, o Brasil de nossos sonhos estará, para sempre, adiado. Porém, o desafio de propagar a elevação da educação enquanto vetor de mudanças vai muito além da responsabilidade estatal, esta deve estar intrínseca em cada indivíduo e em cada ato de cidadania que praticamos diariamente na busca por uma sociedade mais crítica, livre, justa e igualitária. Não há outro caminho para iniciar esse processo, senão por meio da educação, que segundo Mandela, “... é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”
Profundamente agradecida, eu me dirijo agora à equipe de trabalho com quem tive a honra de compartilhar a Gestão da 8ª DIRED e dizer que APRENDI muito com cada um. Os méritos atribuídos ao nosso trabalho são consequência lógica do quanto cada um deu de si para atingir o objetivo traçado, sendo sempre éticos e responsáveis nas tarefas desempenhadas. Fomos uma equipe NECESSÁRIA para as transformações que estão acontecendo na política educacional da SEEC e isso é inegável.
De modo especial, quero agradecer à minha querida Secretária de Estado da Educação – Professora Claudia Santa Rosa, juntamente com os seus auxiliares mais próximos; à Secretária Adjunta, professora Mônica Guimarães, a quem devoto todo o meu carinho e admiração; o Subsecretário, professor Marino Azevedo e auxiliares pelo empenho na busca de nos ajudar a fazer a gestão da 8ª DIRED. Tenho o dever de dividir com VOCÊS cada uma das decisões tomadas, cada uma das ações, dos encaminhamentos e tudo o que foi realizado e/ou está em processo de construção, pois de maneira contundente não pouparam esforços para tornar possíveis as incontáveis solicitações recebidas.
De forma também especial, quero ofertar minha gratidão à professora Raimunda Gomes, pela oportunidade, confiança e absoluto apoio à nossa gestão. Sigo tranquila, tendo plena consciência de ter trabalhado com lisura, zelo, dedicação e empenho.
Portanto, de cabeça erguida e coração cheio de gratidão, encerro esse ciclo, na convicção de que muito, mas muito mesmo, foi feito e de que nossa parcela de contribuição para o desenvolvimento da educação desta regional foi de grande valia e essa felicidade supera em demasia os percalços insurgidos no meio da caminhada, que porventura nos impediram de concluir alguns planos. Despeço-me com o firme propósito de continuar servindo à educação da nossa região, como iniciei há 32 anos e rogo a Deus para que quem agora me substitui tenha muita força, coragem e êxito na empreitada e, que, no mais, contem sempre, sempre comigo, pois o cargo é passageiro, mas a missão é permanente. Muito obrigada!!!
Sonia Maria Pereira - Professora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...