quinta-feira, 23 de novembro de 2017

EVENTO ABORDA NOVAS TÉCNICAS E ALTERNATIVAS PARA DIVERSIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA FRUTICULTURA IRRIGADA DO ESTADO


Evento de fruticultura movimenta RN, que tem recorde na exportação de frutas

Por Agência Sebrae de Notícias

O bom momento do agronegócio no Estado, que bate recorde na exportação de frutas, é o foco principal do I Simpósio Potiguar de Fruticultura , que começou nessa quarta-feira (22) e vai até sexta-feira (24), no campus central da Universidade Federal Rural do Semiárido
(Ufersa), em Mossoró, numa realização do Sebrae no Rio Grande do Norte. O evento, no entanto, vai além de festejar a boa fase da fruticultura, pois pensa o futuro do segmento, como novas técnicas e alternativas, por meio de oficinas, minicursos, mesas redondas, palestras e visitas técnicas, com a presença de especialistas e produtores de repercussão nacional.
“O simpósio está trazendo o que tem de vanguarda no setor, como uso de energias renováveis e novos cultivos, num reconhecimento da importância da fruticultura como geradora de emprego e protagonista na economia do Rio Grande do Norte e do Brasil”, comenta o gestor do projeto do Sebrae “Crescer no Campo – Fruticultura Potiguar”, Franco Marinho Ramos.
O evento reúne caravanas de produtores das regiões Seridó, Mato Grande, Oeste, Chapada do Apodi, entre outras. A ideia é manter a fruticultura em debate e suprir a lacuna da Feira Internacional da Fruticultura Irrigada (Expofruit), que, como passou a ser realizada a cada dois anos, não ocorrerá em 2017.
Serão três dias de intensa programação. As oficinas serão realizadas no prédio do curso de Fitotecnia e as demais atividades, no Auditório Amâncio Ramalho (lado leste do campus). “O simpósio dará contribuição concreta para que a fruticultura potiguar continue em crescimento acelerado”, confia Franco Marinho.
Somente no primeiro semestre deste ano, o crescimento da colheita de frutas no Rio Grande do Norte aumentou 170%, em relação aos seis primeiros meses de 2016, com movimentação de 39,2 milhões de dólares. O desempenho colocou o produto como principal fator para o incremento das exportações do Estado.
Com isso, de cada dez itens exportados pelo Rio Grande do Norte, cinco são frutas. Melão, produzido em abundância na região de Mossoró, é a grande estrela da fruticultura irrigada, que gera empregos para milhares de famílias no semiárido, divisas para o Estado e novas expectativas para o agronegócio nacional.
 http://www.alinguapocobranco.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...