quinta-feira, 23 de novembro de 2017

GUAMARÉ- RN : Os desafios do futuro prefeito a partir da nova eleição que será marcada pelo TRE.

Partindo do princípio de que o julgamento no TSE já são favas contadas para a cassação do mandato do super prefeito Hélio,é preciso que o próximo prefeito tenha a capacidade de implementar novas medidas que sejam capazes de provocar mudanças significativas no município,mas para que os êxitos sejam alcançados,é preciso que haja um choque de gestão em todas as áreas,a começar pela educação.

         Sexta feira passada passou no Globo repórter,uma matéria sobre a Dinamarca,onde certamente muitos assistiram,e essa matéria deveria ser mostrada nas escolas deste município,para que a partir daí, pudessem surgir discussões,e certamente perguntaríamos onde estamos errando,  porque eles conseguem criar uma sociedade mais justa e melhor, mas nós não.
         O sucesso da Dinamarca  e de seus países vizinhos como a Suécia,Noruega e Finlândia,deve-se a preocupação com o bem estar social,onde desde 1930 adota um sistema de seguridade social,onde todos os cidadãos tem direitos iguais a saúde,educação e previdência,serviços estes,francos e gratuitos.Evidentemente,para subsidiar esse sistema,quem ganha mais,paga mais impostos. Outro dado importante está na concentração de renda,onde lá apenas 0,05% dos ricos abocanham apenas 1,3% da renda nacional,enquanto no Brasil esses mesmos 0,05% abocanham 8,5%.A corrupção na Dinamarca praticamente não existe,e eles tem orgulho disso,e desde 1930, os Dinamarqueses já  começaram a ter essa concepção de que é preciso redistribuir renda para possamos ter uma sociedade igualitária.
        Traçando um paralelo com a cidade de Guamaré,para que possamos sonhar um dia com anos luz de atraso, com uma cidade ao nível da DInamarca,é preciso começar pela educação escolar no município,cuja secretaria recebe vultosos recursos,mas falta gestão.Sequer o prefeito consegue através de desta pasta implantar as diretrizes básicas do método do grande educador Paulo Freire,onde ele diz que é preciso fazer com que os alunos aprendam a ler os sinais do mundo,para que possamos modifica-los;Entretanto,o prefeito acha que apenas fazer reformas nos colégios e dar à merenda,isso já parece ser suficiente,todavia a educação municipal é retrograda,pois os números do ENEM demonstram isso,enquanto outras cidades pequenas e sem os aportes financeiros que Guamaré possui, conseguem oferecer uma educação muito melhor. Bastaria também, fazer um concurso público municipal,onde certamente a maioria dos aprovados seriam de fora.
         Outro dado importante está no tocante aos salários pagos no município,incluindo á câmara municipal,onde há uma discrepância enorme estre os salários pagos aos secretários e alguns comissionados,enquanto a maioria dos servidores recebem em média R$ 1.350,00 reais bruto, e isto,gera uma desconcentração de renda e causa desigualdades sociais.Não entrando no mérito pessoal de quanto cada um mereceria ganhar,mas o prefeito comete esse enorme equívoco simplesmente porque é preciso dar suporte ao stabilischment que lhe dar todo o suporte para manter-se no poder. Uma cidade pequena e com tantos problemas estruturais,não comporta este modelo de gestão financeira.
         O maior exemplo da péssima gestão do prefeito Hélio fica demonstrado através da construção e entrega dos conjuntos habitacionais,onde não houve o mínimo de preocupação com o bem estar social das pessoas que ali iriam morar. Não é pelo simples fato do cidadão não ter onde morar ou estar morando em uma palafita, que as casas a serem oferecidas sejam em padrão único, sem espaço físico capaz de uma família de 4 pessoas se locomoverem confortavelmente,e ainda por cima,levando poeira na cara,sem áreas verdes e sem a devida mobilidade urbana. Estes conjuntos habitacionais é um exemplo para jamais serem seguidos,pois ficou demonstrado pela gestão pública municipal, a total falta  de conhecimento do que é bem estar social e de sustentabilidade. Espero que os ilustres representantes públicos desta cidade,assim como parte da população tenham assistido o globo repórter da última sexta feira passada.
          Um gestor público eficiente e que deseja realmente desenvolver seu município,precisa adquirir habilidades para resolver de forma ética e responsável os problemas do dia á dia de seu município,mas para isso,é necessário que alguns pontos sejam seguidos,como por exemplo:
1.0 -Garantir igualdade social nas políticas públicas- Os interesses coletivos tem que serem levados em conta sempre.
 2.0- Prestar atendimento de qualidade ao cidadão.
 3.0- Prover uma gestão mais participativa. o prefeito toma decisões onde o povo sequer é consultado,afinal o dinheiro é público.
 4.0- Capacitar os profissionais da área pública. 
          Há muito tempo que a forma de administração pública desta cidade é baseada na política café com leite. O dinheiro público é tratado como se fosse capim,e em muitos casos ele evapora.Portanto, que o próximo prefeito tenha a coragem e a ousadia de fazer diferente,sem medo de quebrar certos paradigmas,porque a continuar seguindo o modelo de gestão atual,a geração futura do município terá que emigrar desta cidade em busca de dias melhores.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...