domingo, 18 de março de 2018

NATAL: PROFESSOR CRIA SAPOS DE ESTIMAÇÃO NO QUINTAL DE CASA E ALIMENTA COM RAÇÃO PARA GATO

Animais têm nome e aparecem em fotos nas redes sociais do criador.

Professor cria sapos como animais de estimação e os leva para aulas de biologia e ciências da natureza (Foto: Paulo César )

 Professor cria sapos como animais de estimação e os leva para aulas de biologia e ciências da natureza

Um professor de Natal cria cinco sapos de estimação e os leva para aulas práticas de biologia e ciências da natureza em três escolas da capital potiguar. Os bichos têm nome e comem ração de gato. O criador posta fotos dos anfíbios em redes sociais, inclusive, como na imagem acima, em que os sapos estão acasalando.

O professor Paulo César Oliveira, de 36 anos, conta que cria sapos há oitos anos, quando chegou para morar na casa em que reside atualmente, e encontrou os bichos no quintal. A partir daí, o biólogo fez um lago no terreno e um tanque com peixes. Os dois espaços criaram um ambiente favorável para os anfíbios, que foram se adaptando com a presença humana e de outros animais.

Hoje, os sapos vivem junto com 11 gatos, dois cachorros, cerca de 2 mil peixes dentro de um tanque, e outros animais que aparecem pelo quintal, que o professor define como um "verdadeiro ecossistema".

"A domesticação foi acontecendo naturalmentente. Atualmente tenho cinco sapos e eles vivem bem comigo, gatos e cachorros, e comem a ração dos felinos, além de insetos. São todos bem gordos", disse ele.

Paulo César dá nomes aos anfíbios e afirma que consegue reconhecê-los. "Tem a Tina, Tana, Beto... Reconheço eles pela coloração, tamanho e estampas de cada um. Mas os machos, que são mais difíceis de identificar, chamo a maioria de Caco".

Professor cria sapos em casa e os alimenta com ração para felinos (Foto: Paulo César )
Professor cria sapos em casa e os alimenta com ração para felinos 


O professor relata que o cheiro dos sapos e da água do tanque atrai outros anfíbios da redondeza, que chegam a "pedir" para entrar na residência. "Alguns, ao tentar entrar, fazem um grande barulho no portão, aí eu penso que é alguém. Mas quando vejo, é um sapo querendo ir pro quintal", afirma.

Mas a relação com os sapos nem sempre foi harmônica. "Durante a infância eu matava. Aprendi que tinha que meter sal e matar mesmo. Aí estudando biologia eu comecei a me conscientizar", relembra o biólogo.

Aula com sapos
Atualmente o professor leva os sapos para aulas práticas de biologia e ciências da natureza, em que os alunos podem observar o comportamento da espécie e a contribuição deles para o meio ambiente.
Professor Paulo César com alunas durante aula prática com os sapos (Foto: Divulgação/Paulo César )
Professor Paulo César com alunas durante aula prática com os sapos

"Essas aulas são muito importantes para a gente aprender mais sobre os animais. O professor traz os bichos, leva a gente para o laboratório. Mas eu não peguei nos sapos", disse o estudante João Erick Alves, que faz o 9º ano do ensino fundamental.

Paulo César também leva para as aulas peixes e plantas, que são cultivadas em seu quintal e armezenadas em recepientes feitos com materiais reutilizados. "Sempre depois das aulas distribuo as plantas e peixes para os alunos interessados", finaliza o professor.                      http://williams-rocha.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Esse professor só pode ser louco deveria deixar os bixbichin dormirem com ele na cama a meu irmão aí matando esses bichinhos asqueroso

    ResponderExcluir

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...