quinta-feira, 15 de novembro de 2018

GUAMARÉ-RN ; SORRIA! COMO SE DESTRÓI UMA CIDADE.

 
Ateando-me aos dados oficiais que foram publicados no portal de transparência referente aos valores recebidos pela prefeitura de Guamaré na gestão do ex prefeito Hélio,período de 01/01/2013 até 23/10/18, (70 meses); Receita bruta; 1.187.058,081,62 de reais; Sendo a líquida, 882.822.662,31 de reais, porém, se computarmos a receita do ISS,certamente esta receita passará de 1 bilhão de reais.
           O que foi feito de extraordinário,falando de projetos sustentáveis pelas secretárias durante a gestão do ex- prefeito? Com o devido respeito ao excelentíssimos secretários ,nada;Salvo algumas exceções,que direi abaixo,isso foi devido a  pura abnegação do secretário e alguns assessores do que mesmo,do que mesmo pelas diretrizes repassadas pelo gestor público municipal.Vejamos algumas análises feitas em cima das gestões de algumas secretarias:
1- SECRETARIA DE OBRAS- Fazer obras de manutenção é uma obrigação,e principalmente quando são feitas as manutenções preventivas,e não somente as corretivas. E com todo o respeito a esta secretaria,muitas reformas que foram feitas deixaram muito a desejar,que por pouco não causaram uma tragédia,à exemplo da escola Antonio           Theodorico,no distrito de Salinas da Cruz,onde parte do teto de gesso desabou,e,isto sem falar na reforma da escola municipal Maria Madalena,em Baixa do Meio.Acrescente-se ainda a entrega dos conjuntos habitacionais recém entregues aos moradores; Tudo isso,são exemplos de anti engenharia,e falta de zelo com o dinheiro público.
2- SECRETARIA DE SAÚDE-Esta secretaria recebeu 150,313,530.45 de reais,e a única coisa que foi feita é a tão propalada realização de pequenas cirurgias,mesmo sem uma UTI. Muitos dirão que não é uma obrigatoriedade ter uma UTI,contudo,os tempos são outros,e quando está em jogo a vida de um paciente,qualquer pequena cirurgia deve ser feita em um hospital que tenha uma UTI. Com 10% do que a secretaria de saúde recebeu,ou seja 15 milhões,poderia ter construído um novo e moderno hospital para esta cidade,e equipado,inclusive uma UTI. Valendo salientar que,esse hospital de Guamaré não tem como atender a demanda atual,tanto com paciente vindos de outras cidades e a local;Portanto,faltou visão sustentável tanto do secretário,como do ex-prefeito que não olhou para o futuro onde brevemente teremos mais de 19 mil habitantes,contudo,não podemos negar que o Adriano é um gentleman,mas administrativamente deixou a desejar,afinal não lhe faltaram recursos,mas os resultados não estão dentro do que a modernidade exige.
3- SECRETARIA DE EDUCAÇÃO- Esta secretaria recebeu 72.099.084,35 milhões de reais,porém,os resultados foram pífios. Um dos indicativos para essa crítica estão nos dados do ENEM,pois a cidade de Guamaré sequer estar entre as melhores do Brasil,e olhe que deveria ser uma obrigação,porque existem municípios no Ceará que fazem melhor e com menos recursos ,e que são referências nacionais com as melhoras notas.  Citando o exemplo da cidade de Brejo do Santo-CE,esta pobre cidade é referência nacional no Brasil,e sem ter sequer a estrutura de Guamaré ,alunos não tem acesso as novas tecnologias,porém lá, as crianças tomam café e ainda almoçam,graças a parceria com os agricultores,onde a matéria prima frutas e legumes são fornecidos por eles,e isso ,gera renda.Esta cidade aplica 13 milhões de reais por ano,para ter essa qualidade no ensino enquanto,a secretaria de educação deste município não conseguiu obter êxito devido a falta de diretrizes básicas e também pela falta de cobranças firmes do ex-prefeito que não cobrou resultados eficazes proporcionalmente as verbas públicas empregadas. Se realmente a educação fosse algo prioritário nesta cidade,bastaria a prefeitura ter gasto 8,7 milhões de reais para construir uma escola moderna ,totalmente equipada para 1200 alunos,preço da recém inaugurada escola no bairro Jose Walter-Fortaleza.
4- SECRETARIA DE PESCA- Uma cidade que tem um colônia forte com tantos pescadores,deveria ter tido uma melhor atenção por parte desta secretária, para que não chegasse ao estado deplorável que chegou. Realizar tão somente cursos para pescadores é algo básico que poderia ser feita até pela secretária de capacitação. Sejamos realistas,faltou vontade política e projetos para transformar a colônia dos pescadores em um ambiente mais criativo para realizar projetos básicos que poderiam gerar empregos e renda,tal como os projetos que já são executados em outros municípios,tais como a criação de tilápias, ostras em cativeiro e outros projetos relevantes nessa área para tirar do estado de ostracismo pelo qual encontra-se esta colônia.
5-SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL- Foi a melhor dentre todas,mas falhou quanto a fiscalização de recursos do bolsa família, porém, muitos projetos executados por esta secretaria precisam ser adequados e renovados para que tenham mais êxito,Todavia,houveram pequenos avanços que poderiam ser maiores,caso o fisiologismo exacerbado como modelo de gestão do ex-prefeito não tomassem  conta desta pasta, mas a ex- secretária Mariza e assessores tem seus méritos.
6_SECRETARIA DE ESPORTES E CULTURA- Na área esportiva,muito do sucesso foram devido á abnegação dos professores e dos talentos dos alunos; Isso fica demonstrado a partir do momento em que não se tem na cidade um complexo esportivo adequado para formar atletas ,sequer existe um departamento de fisiologia.Portanto, pagar passagens para que atletas viagem para os eventos e ceder um espaço para que eles treinem,é o mínimo que a prefeitura poderia fazer por todos eles.E,quanto á área cultural,a velha política café com leite,onde na base do peito,da raça e dos talentos dos artistas,os pequenos eventos festivos foram realizados. Por que nunca foram criadas parcerias públicos privadas para investirem nos talentos desta cidade? O que custa construir um teatro nessa cidade,que serviria até de cinema? Isso é devida a falta de visão sustentável de parte dos gestores .
7_ SECRETARIA DE AGRICULTURA- Entra ano e sai ano e as manchetes nos blogs são as mesmas: Secretaria fornece tratores e máquinas para arar as terras; Vacinação dos gados contra a febre aftosa,e a retirada de animais na pista;E, por último, a distribuição de sementes. Como todo respeito aos envolvidos nesta pasta, mas porque não foram criadas condições para executarem projetos na área da agricultura familiar, pois o Brasil é o maior produtor de alimentos no mundo.Portanto,entra ano e sai ano,e as velhas políticas nesta área parecem se eternizarem,e isso não gera progresso. 
8- SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS- Este é um exemplo do que não deve ser feito,pois apenas gera desperdício do dinheiro público,pois esta secretaria não serve para nada,salvo para abrigar apadrinhados pelo poder.
9- SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE- Mais uma secretaria primordial para qualquer município,que executou diversos projetos básicos,porém,pecou pela falta de fiscalização ,onde muitos dejetos são jogados no Rio Aratuá. Ao mesmo tempo,nenhum estudo foi feito para prevenir o avanço do mar na orla,que é uma realidade. Portanto,quando trata-se do dinheiro público,é preciso investir em sustentabilidade e não apenas na velha política café com leite.
10- SECRETARIA DE TURISMO- Foi com certeza uma gestão desastrosa e equivocada de vender a imagem turística de uma cidade que sequer tem uma infraestrutura turística. Na realidade foi bom para aqueles servidores que puderam viajar para fora do pais e ao Sul do Brasil( com gastos pagos com o dinheiro público) ,para participarem de feiras internacionais, para vender algo que esta bela cidade não tem, que são condições de atender àqueles turistas mais exigentes, que caso existissem,certamente,grande companhias de turismo já teriam colocado esta cidade na rota turística, e até mesmo uma grande rede hoteleira já teria construído um resort por aqui,tal como foi feito recentemente na cidade de Touros-RN.
      Sorria!, povo guamareense, pois foram mais de 1 bilhão de reais arrecadados pela prefeitura durante a gestão do prefeito Hélio,mas que sequer conseguiu resultados expressivos para que essa cidade saísse deste atraso que encontra-se. Hoje,um cidadão sai á noite pela orla do Rio Aratuá,e o que se vê é uma cidade triste,onde a maioria dos bares fechados;Foram muitas verbas públicas mal aplicadas,e em muitos casos desprovidos de razão,tal como,esse gasto de mais de 2 ,5 milhões de reais para recapeamento de avenida,que brevemente estará esburacada novamente.enquanto isso, a educação ,a saúde padecem de melhores investimentos,porque a gestão foi incapaz de entender o que é a palavra sustentabilidade, porque o que importa é o poder,poder e poder,consequentemente,privando da geração futura ter dias melhores. 
     A cidade de Guamaré precisa eleger um político que esteja comprometido com novos projetos em prol do povo e não de seus interesses pessoais,e este modelo de gestão do ex-prefeito Hélio demonstrou toda a sua incapacidade de administrar essa cidade com tanto volume de recursos públicos,afinal,esta cidade não é um curral eleitoral,mas sim uma cidade que se bem administrada,seria a melhor cidade do RN para se viver.
     Espero que ,Mozaniel eleito prefeito desta cidade possa dar novos rumos para este município,e que a sociedade seja mais participativa da vida pública,não tornando-se reféns de si mesmo,afinal, Guamaré é um município brasileiro,onde o povo e sua classe política precisam serem mais participativos em relação as coisas que acontecem fora desta cidade,e não tão somente vivenciando isso em tempos de eleições. O governo Temer é do MDB,do mesmo partido do ex-prefeito Hélio,de Garibaldi, mas devido ao comodismo do povo que não cobram de seus políticos,esta cidade  nada consegue á nível federal,por isso,fica refém das eternas operações tapa buracos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...