quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Cidadãos guamareenses,apresento-lhes a verdadeira cidade de Guamaré-RN

 
Não seria preciso que um cidadão nativo consciente de seus direitos e deveres fosse pesquisar no Google os dados do IBGE,sobre a realidade atual deste município,bastaria um olhar mais apurado pelos 4 cantos deste município que facilmente perceberia como essa cidade foi destruída devido aos péssimos gestores públicos,onde a incompetência de muitos secretários,(salvo exceção da Secretaria de Ação Social,que fez um bom trabalho,mas pecou na fiscalização de alguns programas),as demais secretarias umas fizeram apenas o trivial,outras simplesmente nada; Todavia,isso foi devido a falta de comando e de um modelo de gestão pública jurássica praticada pelo ex-prefeito Hélio,fruto dos ensinamentos da velha guarda do PMDB.

           Dados recentes do IBGE,mostram que aumentou significativamente a pobreza no Brasil,onde 60% dos brasileiros vivem sem ao menos um serviços básicos cruciais ao exercício da democracia,tais como;Educação,moradia,proteção social,saneamento básico e internet; Portanto,a cidade de Guamaré não foge á regra,e o Mozaniel,terá duplo desafio pela frente.
          Vamos aos dados desta cidade a partir de dados extraídos do IBGE,onde esses dados servem de parâmetros para que o governo federal em conjuntos com os estados tomem as devidas tratativas:
População estimada (2018 )- 15349.
População (Censo 2010)     -  12404
Densidade Demográfica       -      47,90 hab,/ KM²
Percentual da população
com rendimento nominal
per capta de até 1/2 salários
minimo.(2010)                    - 44 % da população tem renda per capta de meio salário mínimo.
Trabalho e rendimento-      Em 2016,o salário médio mensal era de 4,5 salários mínimos,e a população de pessoas ocupadas em relação á população era de 15,2 % (2280                                                     pessoas).
Educação                           - Taxa de escolarização entre 6 e a 14 anos de idade (96.8%) ficando em 3870º lugar no país e em  126% no estado
Território e Ambiente          - Esgoto Sanitário adequado (2010 )- 37.4%.. Ficando em 2274º lugar no Brasil,e 52º no estado. Obs: As redes de esgotos na sua grande maioria                                                   estão entupidas e obsoletas,basta observar quando a maré enche.
Arborização de vias públicas- 78.3%,ficando em 2534º no Brasil e em 84º lugar no estado
PIB Per capta (2015)         -  85,183,34(reais ) ficando em 84º no país, e em 1º no estado.
Total de receita realizadas
em 2017                            - 228.879,00 (reais)
Total de despesas empen-
hadas em 2017                 - 201,421,00 (reais)    Obs: Nota-se uma alta receita e uma grande despesa, consequentemente não sobrem recursos para investirem em projetos.
Receitas oriundas de
fontes externas (2015)      -  86.8%   Este dado demonstra mais uma vez que não são gerados empregos e renda neste município. Ficando em 2827º no país e em 111º no                                                       estado. 
IDH (2010)                         - 0.62 Ficando em 3.561º no Brasil, e em 44º no estado, muito atrás de cidades menores em termos de arrecadação como Messias Targino,Bodó,                                                   São Vicente, e por aí vai,,,,,,,,

                Observando os dados vemos a tamanha discrepância entre a renda per capta ser uma das maiores do país,e o índice de desenvolvimento humano (IDH),e acompanhando a evolução do IDH neste município,baste observar nos gráficos que no tempo de João Pedro foi que houve significativas melhorias no IDH,onde em 1991 era de 0,344 ,em 2000 passou para 0.444 chegando em 2010 á 0.62.
                 O que acontece nesta cidade e em muitos municípios do país onde modelos de gestão puramente fisiológica impera,a dor dos pobres não sai em jornais,e indiferença passa a ser o estado natural,onde políticos somente aparecem em tempos de eleições.O médico que não se importa com os desvalidos,o economista que se lixa para o trabalhador,o engenheiro e arquiteto que nos raros projetos de habitação projeta cubículos,o jornalismo que considera celebridades e fait divers mais importantes do que a realidade que acontece nas ruas,e,a comunidade do Morro do Judas,em Guamaré,é um exemplo dessa indiferença por parte do poder público municipal.Tudo isso,acaba sendo um retrato mais aterrorizante de um país que é ensinado a ver a pobreza como inimigo,e não como um potencial que é desperdiçado,e a uma indignidade que submetemos os seres humanos.Pobre tem que ficar invisível,essa é a mentalidade de muitos políticos nesta cidade e no Brasil,e,eles somente ficam visíveis a nossos olhos em tempos de eleições. Por isso,o cidadão precisa dar valor ao seu voto.

Um comentário:

  1. Parabéns JOSELITO por essa reportagem sobre Guamare mostrando os dados do IBGE e uma lástima quero parabenizar-lhe e a Eildemar pelo agradecimento que Fernando a verdade fez a vcs dois vcs merecem 🤚🙏❤️💛

    ResponderExcluir

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...