sexta-feira, 15 de março de 2019

Conheça o Pato-Mandarim: 'o pato mais bonito do mundo'

Símbolo de amor e fidelidade para os chineses, o macho da espécie tem um visual inconfundível
POR FERNANDA TALARICO, COM EDIÇÃO CASSIANO RIBEIRO
Pode não existir um concurso de beleza para patos, mas se você fizer uma busca na internet por “pato mais bonito do mundo”, o Pato-Mandariam vai aparecer no topo da lista com certeza. Ele também pode ser chamado de “Marreco-Mandarim" e é uma espécie nativa. Segundo Maria Virginia Franco da Silva, membro da ABCAves -
Associação Brasileira  dos Criadores de Aves de Raças Puras, a diferença entre as denominações é apenas cultural, “pois são aves aquáticas, palmípedes, herbívoras”.
A beleza da ave chama a atenção de qualquer um: a sua plumagem é multicolorida e se destaca dos demais. Mas, assim como acontece com outros animais, as plumas majestosas são característica apenas do macho da espécie, pois utilizam seu charme para atrair as fêmeas. “Na temporada de  acasalamento e reprodução, os machos exibem sua plumagem colorida para a fêmea e emitem sons para chamar a atenção dela”, explica Maria Virginia.
pato mais bonito do mundo mandarim  (Foto: Getty Images)
PUBLICIDADE
A plumagem segue um padrão de desenho e cores, eles podem ter a região ventral branca, o peito roxo, asas marrons e pescoço laranja; o bico é vermelho e suas pernas são amarelas. Já as fêmeas são de uma paleta mais sóbria e discreta. O cinza predomina em meio a uma face escura e um bico preto. Ambos são de pequeno porte, considerados ornamentais e exóticos.
Laço eterno
Por serem muito encontrados em casais, os Patos-Mandarim são tidos como símbolo de amor e fidelidade. Seu nome em chinês, yuanyang, é sinônimo de pares complementares e muitos acreditam que os casais da espécie criam laços eternos.  Segundo Maria Virginia, este fato não é apenas uma lenda e eles são realmente monogâmicos. “Os machos não abandonam as fêmeas e tornam-se severos vigilantes do ninho enquanto elas chocam e mesmo depois do nascimento dos filhotes.” 
pato mais bonito do mundo mandarim  (Foto: Getty Images)
O animal é de origem asiática e pode ser encontrado com mais facilidade na China, Rússia e Japão, mas também pode ser visto em alguns outros países. Em novembro do ano passado, um pato macho se tornou atração do Central Park, em Nova York. Turistas, curiosos e até mesmo veículos de mídia internacional foram conferir a presença da ave no famoso ponto turístico norte-americano. 
Segundo Maria Virginia, esses animais não estão ameaçados de extinção, mas a quantidade de criadores é pequena. O pato-mandarim têm sido cada vez menos encontrado em ambientes selvagens -  em virtude do tráfico de animais e do desmatamento - por isso, o governo chinês considera o Pato-Mandarim uma espécie a ser protegida.
pato mais bonito do mundo mandarim  (Foto: Getty Images)

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
https://revistagloborural.globo.

Um comentário:

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...