quinta-feira, 7 de maio de 2020

Guamaré em tempos de Pandemia

Opinião de Joselito Soares

          O coronavid 19 assolando o país ,mas enquanto isso o comportamento da maior parte da classe política deste município continua a mesma de sempre,ou seja,desconectada com a realidade. 



O prefeito e vereadores onde a câmara muitas vezes não tem sessões por falta de quorum ,sequer pensam em reduzirem seus salários.afinal,o sacrifício tem que ser de todos e não apenas da população;Afora isso,as receitas do município vem caindo e nenhuma tratativa estão sendo tomadas para evitar um colapso futuro nas contas do município,valendo salientar que não adianta futuramente jogar toda a culpa no coronavírus.
       Em relação a esta pandemia as ações da prefeitura são aquelas mínimas possíveis,ou seja,as básicas já conhecidas,e,já é sabido de todos que começam a surgirem casos de pessoas infectadas e a prefeitura não procura antever-se ao problema,é como se essa pandemia não pudesse ser  controlada em um determinado local. Em vez da prefeitura ficar apenas realizando as velhas ações já conhecidas de todos,deveria procurar descobrir por onde surgiu os focos na cidade para antever-se a maiores problemas. Ao mesmo tempo,é preciso coibir o excesso de pessoas nas ruas sem necessidade. Espero que essa Pandemia não chegue forte na cidade senão aqueles ditos representantes do povo terão que se explicarem o porquê  não trabalharam para que nesta cidade fosse construído um novo cemitério ,afinal todos sabem que o atual além de estar em local inapropriado também está praticamente sem espaços para sepultamentos.
       Como todo mal trazem lições e reflexões,temos aqui que a prefeitura não poderá torrar dinheiro com festas mensais por quaisquer motivos,além disso,é preciso refletir bem sobre esse alto orçamento da pasta da Secretaria do Turismo,afinal, não há turismo nesta cidade,consequentemente as verbas deveriam ser direcionadas para as áreas da educação e saúde.
        O ano de 2020 praticamente poderá ser dado como perdido ,tempos duros virão e a cidade não está preparada para as consequências futuras causadas por esta pandemia.A cidade não gera empregos haja vista que o maior empregador é a prefeitura,portanto,como as receitas tendem a diminuírem cada vez mais e os gestores públicos desta cidade não procuram antever-se ao fato,certamente é questão de tempo para que a máquina pública seja infectada pela falta de dinheiro,consequentemente as contas não fecharão; Diante de tudo isso mais um ano se passando o progresso ficando cada vez mais distante. 
       Os gestores desta cidade gerem o município como se tivessem ainda no tempo do fusca,quando na realidade estamos na época da chegada dos carros elétricos e híbridos.Infelizmente,os representantes desta cidade que alardeiam tanto que administram para o povo,algo que é pura demagogia,não entendem ou não querem entender que sem educação de qualidade esta cidade não prosperará.pois ficar tão somente a mercê dos royalties do petróleo é muito cômodo,isto sem falar que a Petrobras está diminuindo a exploração de petróleo na costa da cidade; E,como falam muito em Deus,nosso pai celestial presenteou esse município com uma terra fértil e um belo litoral,mas nossos administradores não sabem como tirar proveito disso porque não tem competência para faze-lo,em vez disso,fazem o mais fácil que é gerar empregos na prefeitura causando inchaço da máquina pública que custará caro aos cofres do município.
         A cidade de Guamaré precisa implementar um grande projeto de agricultura familiar e também na área da pesca,carcinicultura,etc,assim sendo,poderá haverá melhor distribuição de renda.Hoje,a cidade está neste estado que encontra-se devido as más administrações,afinal os recursos são vultosos,valendo lembrar que,durante muito tempo o mesmo partido que administrava esta cidade também administrava o RN,inclusive tendo senadores da república e deputados conhecidos nacionalmente,mas quantos projetos relevantes trouxeram para esta cidade? Esta cidade é mais conhecida como a cidade que tem alta receita e péssimas administrações,de vez em quando as notícias negativas sobrepujam as positivas nas mídias do estado.
         Esse ano é de eleições,e seria bom que houvesse uma grande renovação na câmara. Os estudantes deveriam se mobilizarem para criar um diretório municipal para que tivesse um representante da classe estudantil,porque não tem vereador que os represente,pois caso tivesse, a educação escolar desta cidade poderia estar em outro patamar;Do mesmo modo,deveria ter um forte representante da classe dos servidores,mas não tem ,caso tivesse,o plano de cargos e salários dos servidores teria sido resolvido há muito tempo,portanto,sem renovação da classe política local esta cidade continuará no ritmo das tartarugas em termos de progresso,e as verbas públicas esvaindo-se pelo ralo da incompetência administrativa.
       Essa pandemia não é uma gripezinha,mas ela não poderá ser culpada futuramente por todas as mazelas que esta cidade enfrenta há muito tempo,pois pandemia que esta cidade enfrenta há muito tempo chama-se; FALTA DE GESTÃO PÚBLICA,ALIADA Á PASSIVIDADE DE PARTE DA POPULAÇÃO EM NÃO REIVINDICAR SEUS DIREITOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...