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“Quem disse que cabelo não sente; quem disse que cabelo não gosta de pente (…)”. Acredite, gosta sim! E gosta também de xampu, condicionador, creme de pentear, hidratação, tinta, fixador, reparador de pontas… E não adianta “bater cabeça”, pois a mulher brasileira continua em primeiro lugar quando o assunto é investir nas madeixas: Entre um creminho aqui, uma hidratação ali e um leve aparar de pontas acolá elas movimentam R$ 40 bilhões ao ano, o equivalente a 1% do PIB nacional.
Por Leila Velez
Um estudo recente de uma multinacional americana chegou à conclusão, que metade das brasileiras não sai de casa se não tiver tempo de arrumar os cabelos. Quatro em cada dez acordam mais cedo para dar conta do recado. E mais de 90% delas têm pelo menos xampu e condicionador, ante 54% na Inglaterra e 35% na França.
“Cabelo é como pensamento”. E é pensando em agradar ao perfil das madeixas brasileiras, que as empresas do setor investem lançando produtos e serviços específicos para cabelos crespos ou ondulados, uma vez que 70% delas têm esse tipo de fio.
A preocupação das empresas em atender a esse gigante mercado consumidor se deu a partir do impulso econômico ocorrido nos últimos 20 anos, que registrou um aumento de 157% no número de mulheres com carteira assinada. As brasileiras das classes C e D são as que mais investem na cabeleira – são R$ 150 mensais, enquanto as mulheres das classes A e B gastam uma média de R$ 97 por mês.
Hoje, o setor brasileiro de produtos e serviços para cabelos ocupa o terceiro lugar no ranking mundial, atrás apenas dos EUA (1° lugar) e Japão (2° lugar), representando um aumento de 250% em número de empresas. São 342 mil salões de beleza espalhados pelo país. Somente na Bahia, segundo o levantamento da Central Mailing List, especialista em banco de dados, o crescimento foi de 272%, no período entre 2009 e 2011.
No que depender das brasileiras, o mercado no país de produto para cabelo continuará em crescente expansão e deverá ainda se tornar o maior do mundo até 2015. Elas são exigentes e sabem que assim como a canção o cabelo deve ser bem tratado. Pode ser cortado, comprido, trançado, tingido, aparado, escovado, descolorido, descabelado, bonito, cruzado, seco ou molhado.
*Leila Velez é sócia-presidente do Instituto Beleza Natural.
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