quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Sindicatos rurais passarão a emitir GTA


Os sindicatos rurais de Mato Grosso do Sul passarão a emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) para agilizar o transporte de bovinos e bubalinos no Estado. A medida atende pedido da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul - FAMASUL ao Governo do Estado e visa contornar a morosidade gerada pela operação padrão desencadeada pelos fiscais da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) desde a quarta-feira (16).
 O quadro técnico da Agência está operando em marcha lenta devido às reivindicações da categoria pela definição de um plano de carreira, o que dificulta o trânsito de animais e prejudica sobremaneira a classe produtora. Atualmente, a GTA é emitida nas unidades locais da Iagro nos municípios. Está sendo testada em projeto piloto a emissão do documento via internet, modo como deverá ser operacionalizada a emissão da guia nos sindicatos.
A alternativa de viabilizar os procedimentos necessários ao transporte dos animais por meio do sistema sindical foi discutida pelo presidente da Famasul, Eduardo Riedel, junto ao Governo Estadual nesta quinta-feira (17). “A operacionalização via sindicatos é o caminho mais viável para restabelecer o fluxo das operações de trânsito animal no Estado. O setor produtivo não pode ser penalizado e esta alternativa já vinha sendo construída há cerca de dois anos”, defendeu o dirigente. 
Segundo dados da Iagro, pelo menos 900 mil animais por mês são movimentados no Estado, sendo que a maior parte, ou cerca de 40%, com a finalidade de abate. Mas o transporte também movimenta bovídeos para engorda, exposições, leilões, reprodução, esportes e serviços. 
A Federação estuda ainda a possibilidade de buscar na Justiça o estabelecimento da normalidade no atendimento da Iagro.  
 
Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul - FAMASULwww.famasul.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...