quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Municipalização do Programa do Leite só mudará distribuição

Sindicato Rural de Lajes

Na prática, a municipalização do Programa do Leite, anunciada pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM), só mudará o modelo de distribuição nos municípios. Os fornecedores continuarão sendo pagos pelo governo do estado. O problema está justamente no pagamento, que vem sendo atrasado desde o final do governo Iberê (PSB).
A iniciativa de municipalizar o projeto tem um cunho mais político do que prático para o programa, pois, segundo frisou a própria governadora, tem o objetivo de inibir o uso eleitoral do projeto. Em vez de a distribuição ficar a cargo de aliados de Rosalba, como ocorre atualmente, o programa será entregue às prefeituras, seja de aliados ou adversários.
 A medida de Rosalba é republicana. No entanto, está longe de coibir o uso político do programa. O “Bolsa Família” atualmente já é controlado pelas prefeituras e usado como moeda eleitoral em diversos municípios brasileiros. A diferença é que o governo não escolhe quem vai controla-lo. É preciso de uma fiscalização ostensiva para evitar o abuso, principalmente nas eleições de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados