sábado, 7 de janeiro de 2017

Bem-vindos à cidade de Messias Targino.

Resultado de imagem para messias targinoResultado de imagem para messias targino
O município  de Messias Targino está  localizado na Microregiao do Meio Oeste no  Oeste Potiguar, aproximadamente  306Km da capital do estado do RN. Possui uma área de 135.09 km2 e uma população  de 4, 569 habitantes .
              O que chama mais  atenção neste município cuja arrecadação  bruta em 2016 foi  de um pouco mais de 11.700 milhões de reais ,   é a gestão  pública municipal, que desde 2010 busca fontes  para gerar empregos  e renda,onde à  agricultura familiar passou  de uma agricultura  de subsistência para uma agricultura  sustentável; E a partir do momento  que os agricultores  passaram a ter a consciência  que era
preciso mudar em prol  do crescimento  deste município. Graças ao modelo  empregado neste projeto, a atual  prefeita Shirley Targino, foi agraciada  com o prêmio Sebrae em 2010.                           Afora  tudo isto, o IDH do município vem numa crescente, hoje estando  no patamar de 0.65 , e quanto  mais  próximo de 1,melhor  será à cidade  para se viver,e tudo isso gera uma sensação  de bem estar da população, que vê sua  cidade crescer fruto de seu próprio   trabalho em empresas privadas, sem ter que ficar dependendo  de empregos na prefeitura. Ultimamente, a cidade  consegue  atrair  empregos em empresas da indústria  têxtil, que vem instalando -se na cidade, e à  agricultura  familiar vem em uma crescente. Com o aumento  da renda no município, isso  proporciona  a execução  de projetos  de infraestrutura  básica por parte da prefeitura , gerando mais  empregos  na área de construção  civil.
            Este modelo  de gestão inovadora que busca  o crescimento sustentável, na gestão  municipal  de Messias Targino, onde o dinheiro público é tratado com seriedade, deveria  ser copiado  por outros municípios do RN, como por exemplo na cidade de Guamare, que mesmo tendo uma arrecadação  muitíssimo superior a esta cidade, não consegue gerar empregos  e renda,e tão pouco por em prática  o projeto de agricultura familiar similar ao que foi implantado pela  prefeita Shirley Targino,que foi reconhecido  nacionalmente.
        Quando uma cidade tem uma população e um gestores públicos   engajados em desenvolver  o município, os indicadores sociais  tendem a melhorar, a violência  urbana  tende a diminuir,  e isto  permite o velho  hábito  de prosear nas calçadas e praças públicas, algo que acontece na  cidade de Messias Targino.
         Parabenizo a prefeita  Shirley Targino e ao seu antecessor  que tiveram o bom senso em inovar  administrativamente falando,fugindo do velho e ultrapassado método  de gestão do uso da máquina pública em benefício próprio para manter-se no poder.
        Todo mês de Maio comemora -se a a data da emancipação  da cidade, e em 2017 fará 55 anos ,e um bolo com 55 metros  será feito  para comemorar esta data ,e a população irá come--lo de modo ordeiro,como anteriormente,  provando que a educação também segue em alta neste município.

          Bem-vindos a este município!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...