quarta-feira, 13 de julho de 2011

Nota de pesar de Fátima Bezerra pelo falecimento da professora Fernanda Jales‏

- Publicado por Robson Pires,

Hoje a educação pública do país perdeu Fernanda Jales (na foto), professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e uma das grandes responsáveis pelo reconhecido e respeitado trabalho que o Núcleo de Educação Infantil vem desenvolvendo com seus alunos.
Fernanda lutou de maneira apaixonada em defesa da educação pública. Compartilhou conosco os sonhos mais generosos, como o de conquistarmos uma escola inclusiva e de qualidade, onde nossas crianças, jovens e adultos tivessem assegurado seu direto à formação para a vida e para o trabalho.
Pela sensibilidade e profundidade com que vinha se dedicando à Educação Infantil, Fernando Jales havia sido escolhida pelo Ministério da Educação para coordenar, na região Nordeste, o Programa de Formação Inicial para Professor em Exercício na Educação Infantil, o Pró-Infantil. Ela também era reconhecida pelas pesquisas de extensão que desenvolvia na área, na formação de professores e participação nos Fóruns de Educação Infantil.
As crianças do Núcleo de Educação Infantil perderam a destemida e combatente defensora de um novo e respeitoso olhar para o período que é o ponto partida da boa aprendizagem. O NEI não seria o que é – e as crianças que ali estudam ou estudaram não seriam o que são – não fosse a luta incessante de Fernanda Jales. Era uma militante cordata, generosa, coerente e firme nos propósitos que defendia. O Fundeb tem a marca dela.
Quanto a mim, há um sentimento de perda que vai além da esfera pública. Aquele que considera não apenas a militante, mas a pessoa querida. Aquele que significa afeto, carinho, consideração e amizade.
A sua falta, ao contrário de arrefecer nossa militância, nos dá mais fôlego para continuarmos lutando em defesa da educação pública de qualidade para todos os brasileiros, a começar dos mais pequenos, sonho maior da nossa Fernanda Jales.
 Fátima Bezerra
Deputada federal pelo PT do Rio Grande do Norte e presidenta da Comissão de Educação e Cultura.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...