terça-feira, 13 de setembro de 2011

Espaço das Grandes Figuras: Legado dos Tassino a Pedro Avelino


A nossa primeira escola foi criada pelo Major, Francisco Alexandre Xavier, este nosso conterrâneo do sertão dos Angicos, estudou Medicina na Bahia, até o quarto ano; Voltou para Angicos e exerceu muitas funções ao longo da vida. Foi presidente da câmara, escrivão publico, professor, capitão, Cirurgião-Mor  da Guarda Nacional de Angicos e Macau, ainda formou-se em Direito e pelo seu espírito humanístico sempre defendeu os humildes.
Juvêncio Tassino Xavier de Menezes, filho do Major, Francisco Xavier de Menezes e Dona Maria de Fontes Taylor, Inglesa, estudou no Recife onde se destacou em língua Portuguesa, Inglês, Francês, Matemática e Latim. O Pte. Olinto Meira o nomeou Professor Público,onde serviu em Taipu, Angicos, Mossoró e Caicó. Foi fundador do Partido Republicano, juntamente com o Dr.Pedro Velho, Onde era secretário.  
O Alferes abandonou tudo e foi morar na sua fazenda Livramento em Angicos. Durante a seca dos dois sete (1877)perdeu todos os seus bens. Veio parar no Vale do Ceara - Mirim, onde conseguiu, com muita luta, recuperar seu patrimônio. Foi chamado pelo Senhor dos Guarapes, Fabrício Pedrosa,para exercer o cargo de procurador Geral da Firma,e representante do comercio exterior (venda de açúcar durante a guerra da Sessessão). Ainda foi Juiz Distrital do Município de Guarabira- PB, finalmente em 1913, veio para sua Fazenda São Miguel em Gaspar Lopes.
Sua influência foi decisiva para a chegada da estrada de Ferro, das Escolas Reunidas, e muitos Açudes no Município. Era pacifico, receitava, acolheu  ex Escravos, e sua geração, Por exemplo,”Mãe Chica e Joana”.Esta enterrado no Cemitério do Logradouro, em São Miguel.
Da sua descendência, ficou o Sr.Luis Tassino, seu Duca que alargou os Campos de Plantação, Além da enorme influência, Política. Seus Filhos Duquinha Tassino, era Agrônomo, sempre conviveu ligado a Pedro Avilino. Não perdia vaquejada.Toinho que foi Heroi da Revolução Constitucionalista, Morreu cedo e no seu sepulcro no cemitério do Logradouro, foi construído um Mausoléu, Arquitetado pelo mesmo engenheiro que idealizou o Grande Hotel em Natal. Dona Meire, uma mulher muito á frente do seu tempo, pois foi ao mesmo tempo, agricultora, motorista, tratorista, comerciante e tendo recebido  uma educação refinada, participou também dos Ciclos Sociais da nossa Capital, do Brasil e até no Exterior. 

Dr. Marcos Tassino, o Médico que dedicou anos ao nossos município, foi Vice-prefeito e Prefeito Municipal, e ainda hoje continua servindo a cada conterrâneo no que pode.              


                                                                   Prof. e Poeta João Bosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...