domingo, 21 de setembro de 2014

A raça Sindi, entre os bovinos, é que melhor se adapta no semiárido nordestino

http://www.marceloabdon.com.br/

Quando se fala em pecuária, o manejo correto do gado é indispensável. Porém, para se ter um resultado lucrativo, é essencial que a raça criada consiga se adaptar às adversidades do clima, do terreno e, principalmente, ser dócil. Felizmente, os
pecuaristas que lidam com o Sindi não têm problemas com isso.
A docilidade, rusticidade, adaptação e alta conversão alimentar são algumas das características que levaram criadores dos quatro cantos do Brasil a investirem na criação da carne Sindi.
Originário do Paquistão, este zebu chegou no Brasil em 1930 e se fortaleceu na década de 50. Considerada uma das mais antigas raças do mundo, o Sindi se adaptou facilmente no Brasil em virtude da sua extraordinária forma de transformar pasto “pobre” em proteína vermelha.
Adáldio Castilho, um dos maiores criadores da raça no Brasil, entende que o Sindi é extremamente vantajoso justamente por sua docilidade e alta heterose quando cruzado com outro zebu, ou até mesmo com raças europeias. Além disso, sua dupla aptidão traz resultados ótimos quando se quer antecipar o abate, pois o leite produzido é utilizado para o ganho de peso dos bezerros, que chegam a ser desmamados com mais de 230kg.
O sindi produz muita carne e o rendimento da carcaça é extraordinário. Em nossos abates técnicos, em frigoríficos variados, percebemos aproximadamente 60% de rendimento, num animal com 100 dias de cocho, afirma Castilho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...