segunda-feira, 3 de abril de 2017

Guamare-RN : A educação precisa ser levada a sério.

Quando surgem propagandas nas redes sociais propalando de modo exarcebado a educação no município, tudo isso soa como propaganda enganosa, que tenha sobrepujar  a inteligência  dos cidadãos.
      Senhor prefeito Hélio Willamy, oferecer instalações  escolares dignas , merenda, fardamentos e transporte escolar aos alunos, é uma obrigação da prefeitura. Existem falhas gritantes e semanais, como no transporte escolar, e nas instalações prediais  nas  escolas, onde
em alguns casos, os alunos levavam ventiladores, e, até pouco tempo, tinha escola que os aparelhos  de ar condicionado, ainda não funcionava devido a erro de execução nas instalações elétricas. Vale lembrar que, a reforma  já tinha sido entregue  a muito tempo.
       A propaganda é a alma do negócio, mas quando ela tem embasamento, senão, corre - se  o risco  do tiro sair pela culatra. Imaginemos tentar vender uma bebida  como Guamarecola, mas dizendo que é  coca cola, certamente os efeitos serão danosos  para a imagem de quem tenta vender e para quem mandou.
      Excelentíssimo prefeito Hélio, como dizia o grande educador Paulo Freire: O objetivo da escola é  ensinar o aluno  a ler o mundo, para que ele possa transforma -lo. Contudo, não é  isto que vemos no município,porque falta foco e objetividade neste sentido, devido a ineficácia de sua  gestão, haja vista que passaram - se mais de 8 anos, e sua administração não foi capaz  de implementar as medidas necessárias para que esta cidade tornasse referência nesta área.
      Como este município pode desenvolver-se , se as obrigações básicas da prefeitura no tocante a esta área , são supervalorizadas por parte de muitas mídias escritas da cidade,  como fosse algo de outro mundo.
       A prefeitura  precisa  motivar e capacitar professores, incentivar os alunos, e fazer com que os pais interajam mais com a escola de seus filhos. Mas para que isto aconteça, é  necessário investir em bons projetos nesta área. A cidade de Sobral no Ceará,serve de exemplo.
        A educação de uma sociedade depende de todos nós,e,sobrecarregar os professores achando que eles serão a panacéia na area educacional é um grave equívoco.
         Senhor prefeito, procure  implantar metas onde as diretrizes a serem aplicadas pode - se encontrar  em bons livros do respeitado educador  Paulo Freire, mas antes, terá que cumprir  com o PCSS dos servidores do município, como uma maneira de incentiva -los a crer que sua gestão busca uma melhor qualidade no ensino público municipal, algo que a bela cidade de Guamare, não tem.

        É  preciso  que a educação no município seja levada a sério, onde tão somente aplicar vultosos recursos  não significa êxito ,pois é  preciso um choque  de gestão nessa área , quebrando certos paradigmas existentes que dificultam a implantação  de um projeto educacional inovador  e sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...