quinta-feira, 6 de julho de 2017

Uma equipe móvel vai viajar pelas fazendas para orientar os criadores de caprinos e ovinos do Ceará Nordeste Rural

Laboratório móvelA inovação é um laboratório móvel do AssessoNutri que oferece possibilidade de facilitar a interação com produtores e técnicos responsáveis por coletar amostras para análises dos criatórios. Os técnicos prestam serviço de assessoria com recomendações para orientar a alimentação racional dos rebanhos. O Serviço de Assessoria Nutricional Remota para Pequenos Ruminantes (AssessoNutri), desenvolvido pela Embrapa, pode reduzir os custos de produção em até 20%, além de agilizar a análise nutricional por meio das fezes dos animais, oferecendo os resultados dos exames e recomendações nutricionais em até três dias úteis. Pelos métodos tradicionais, o tempo de espera pode chegar a 15 dias.

O serviço conta com um laboratório móvel em um caminhão adaptado que irá até as regiões produtoras e fará análises de fezes dos animais por meio de equipamento de espectroscopia no infravermelho próximo (NIRS). Os técnicos poderão orientar sobre suplementação alimentar, por exemplo, em caso de necessidade. O AssessoNutri, será lançado hoje, em Fortaleza, no Ceará.

No primeiro momento, o serviço contemplará apenas a região dos Inhamuns, que concentra os maiores rebanhos ovinos e caprinos do Ceará. Mas a ideia dos pesquisadores que o desenvolveram é ampliá-lo para um alcance nacional, por meio de acesso remoto via internet. O serviço já vinha funcionando, por meio de um projeto-piloto, no Município de Tauá
(CE), naquela mesma região.
http://nossaterrafp.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados