quarta-feira, 23 de agosto de 2017

A Lei do Queijo

Queijo é um alimento sólido feito a partir do leite de vacas, cabras, ovelhas, búfalas e/ou outros mamíferos. O queijo é produzido pela coagulação do leite.


Queijos potiguares ganham lei que fortalece a luta do leite crú.

É preciso ao menos dois anos para que todos estejam dentro da legalidade” disse Acácio Brito, do Sebrae.
De acordo a Agência de Desenvolvimento do Seridó (Adese), a região produz mensalmente 74 mil quilos de queijos de coalho, 236 mil quilos de queijo de manteiga, 506 quilos de ricota e 22 mil litros de manteiga de garrafa, empregando 1.056 pessoas.
Estima-se que há mais de 350 queijarias artesanais potiguares, sendo que 311 estão nos 28 municípios do Seridó, sertão do Rio Grande do Norte.
O cadastro das queijarias será feito pelo governo em parceria com o Sebrae-RN, a

Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), a Emater-RN, a Federação das Associações Comerciais do RN (Facern) e outras.
“Ser queijeiro no Rio Grande do Norte não é fácil como ser queijeiro em Minas Gerais não”, disse Adriana Lucena, chef de cozinha do restaurante Quinta da Aroeira, em Jandaíra, Rio Grande do Norte.
Militante da slowfood e defensora da cultura das comidas sertanejas, ela acha que os mineiros são os que mais têm incentivos do seu governo estadual para o queijo artesanal no Brasil.
“Mas a nossa lei do queijo artesanal promete ajudar a preservar a cultura e a tradição ancestral e todos estão muito empolgados”, contou ela, que ajudou na elaboração do texto da Lei nº 10.230, publicada em 7 de agosto de 2017 e batizada de Lei Nivardo Mello.

A reportagem do Estadão fala da lei, da Bolsa Queijo, de como fazer os queijos manteiga e coalho, do tacho de cobre, dos desafios da regularização, e conta quem foi Nivardo Mello.

NOTA DO BLOG: A região central do estado do RN, vem se destacando ultimamente na pecuária leiteira. O município de Angicos, localizado em uma das  regiões mais secas do estado, não possuía vocação para tão importante atividade e hoje é considerado  um dos grandes produtores de leite e de queijo artesanal. Um dos fatore que tem contribuído para tal,  é a atuação da usina APASA\ANGICOS, que hoje recebe e pasteuriza aproximadamente 20 mil litros de leite diariamente. O município também conta com uma série de queijeiras localizadas as margens da BR 304. Essa lei regulamenta a atividade, o produto e principalmente a preservação da cultura de um alimento riquíssimo em proteínas, como também, beneficia o produtor e o artesão, contribuindo assim para o desenvolvimento da pecuária leiteira na região central do estado

http://nossaterrafp.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...