sábado, 20 de julho de 2019

PF PRENDE MULHER E FILHOS DE EX-GOVERNADOR.

Omar Aziz (PSD) é senador pelo Estado. Família é alvo da operação Vertex, da PF. Por corrupção e organização criminosa.


A Polícia Federal prendeu nesta 6ª feira, a mulher e 3 irmãos do ex-governador do Amazonas e atual senador Omar Aziz (PSD-AM). Além deles, 3 policiais militares e mais uma pessoas também foram detidos. Os 8 são acusados de corrupção passiva, lavagem de capital e organização criminosa.
Os mandados foram expedidos pela PF após a deflagração da operação Vertex, que está ligada à operação Maus Caminhos e investiga supostas vantagens indevidas recebidas por meio do superfaturamento de contratos e da simulação de negócios do Estado.
“Entre as vantagens indevidas de que se tem suspeita, teria havido entregas de dinheiro em espécie ou por meio de negócios simulados ou superfaturados, a fim de ocultar a entrega de dinheiro dissimulado por meio de contratos de aluguel e de compra e venda”, afirmou a PF em comunicado.
A investigação foi desmembrada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) após provas indicarem que o ex-governador, que agora exerce o cargo de senador, poderia ter direito a foro privilegiado na Suprema Corte.
“Em razão do entendimento do Supremo Tribunal de que o foro por prerrogativa de função conferido aos deputados federais e senadores se aplica apenas a crimes cometidos no exercício do cargo e em razão das funções a ele relacionadas, o Ministro Dias Toffoli determinou a remessa da investigação ao juízo de 1ª Instância, sendo que em janeiro de 2019 a investigação foi retomada”, disse a corporação.
Nejmi Aziz, mulher de Omar, é vice-presidente estadual do PSD, mesmo partido do marido. Após deixar o governo do Estado, em 2014, Omar assumiu uma vaga no Senado, enquanto Nejmi perdeu as eleições de 2018 para deputada estadual. Ela ficará presa no CDPF (Centro de Detenção Provisória Feminino).
Já Amid, Mansour e Murad, irmãos de Omar, ficarão no Centro de Detenção Provisória Masculino I, também em Manaus. Tantos os irmãos quanto a mulher do senador passaram por exame de corpo de delito na sede da PF antes de serem encaminhados para cumprir o mandado.
Por meio de nota, a Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) justificou a decisão de mantê-los na capital do Estado: para “garantir a segurança e a integridade física e mental dos envolvidos e dos demais internos”.
Além dos 8 detidos em Manaus, a PF cumpre ainda um 9º mandado em Brasília (DF), de uma pessoa não identificada.

Fonte: Congresso em Foco
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
http://rnpoliticaemdia2012.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...