sábado, 7 de março de 2020

GUAMARÉ-RN ; Existe compromisso com a sustentabilidade na administração municipal?


 Resultado de imagem para mela mela
Há muito tempo que o Nordeste Brasileiro sofre com a questão da falta de água,e em Guamaré não é diferente,contudo falta uma política de consciência ambiental e de sustentabilidade por parte da administração pública municipal. 
  Todos os anos o carnaval da cidade tem como base o mela mela através do melaço e nada muda esse tipo de mentalidade,cuja desculpa é cultural,todavia,essa cidade não tem abundância em água,afora a sujeira que fica nas ruas. Nenhum carnaval no Brasil tem como mote o mela mela,afinal não devemos gastar água desnecessariamente.Em Recife e Olinda onde são feitos grandes carnavais o mela mela foi abolido há mais de 30 anos.
   Uma pessoa gasta em média 135 litros de água para tomar um banho durante 15 minutos com a torneira do chuveiro semi-aberto,e,tratando-se de tomar banho para livrar-se completamente do cheiro do mel,esse valor pode até ser maior,além disso,ainda tem a lavagem das roupas que gastam outra quantidade de água. Vale lembrar que, as ruas também precisam serem limpas,e tome água novamente,e no final de tudo ainda fica águas misturadas ao mel empoçadas naqueles pontos onde o calçamento tem recalques ou falta de caimento em direção as bocas de lobo.Resumindo; Se fizermos um cálculo por baixo e levando-se em conta que aproximadamente 3 mil pessoas brincaram o carnaval durante os 4 dias de folia,e tomando um banho por dia para tirar o mel do corpo,afora o banho que a pessoa toma ao acordar  e ao meio dia,já que o arrastão do mel ocorre á tarde, tivemos um gasto desnecessário de água de ;3000 pessoas x 135 L  x 4 dias= 1.620.000, litros .(Á considerar a limpeza das ruas ainda). 
    É um enorme contra-senso e de falta de visão sustentável gastar desnecessariamente mais de 1 milhão de litros de água no carnaval em uma cidade que chora pela falta de água há muito tempo. Jamais uma cidade do mundo onde haja uma boa política de sustentabilidade haveria esse tipo de desperdício de água.
     Nada contra o carnaval que faz a alegria do povo brasileiro,mas é preciso renovar a forma de brincar,afinal,tudo na vida se transforma ,um grande exemplo disso são as touradas na Espanha que na maioria das cidades tiveram que serem readequadas para preservar a vida do touro,e lá houve uma redução de 50% do público das touradas.
    A cidade de Guamaré poderia ter um grande carnaval se procurasse se adequar ao princípio da sustentabilidade,senão,a geração futura será comprometida,e,nenhuma cidade irá progredir com a mente retrógrada de muitos que não querer adequar-se aos tempos modernos que exige antes de tudo preservar o meio ambiente. Mel no carnaval não combina com o princípio da sustentabilidade.
   O povo de Guamaré é hospitaleiro e alegre,portanto a prefeitura deveria incentivar a criação de blocos de ruas,e buscando patrocínios de empresas privadas no ramo de bebidas para que possa trazer bons artistas de fora sem esquecer de valorizar os da terra

2 comentários:

  1. Parabéns joselito S Silva Soares por esse comentario sobre a falta de água em Guamaré e nojento esse mela mela não tem nem graça na época de hoje boa noite grande escritor 🙏🤚😘

    ResponderExcluir
  2. Falou e disse marujo a sustentabilidade é o que nos move e as futuras gerações

    ResponderExcluir

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...