O entrevistado de hoje será o Sr. Luiz Alberto de Souza, brasileiro, casado, atualmente Presidente do Alto da Felicidade I.
AVERDADE: Luiz Alberto, como esta o Alto da Felicidade em matéria de chuvas?
Luiz Alberto : Esta muito bem, inclusive ontem choveu 130 mm, o que esta faltando é as sementes que não foram distribuídas, e, temos dois tratores mas não recebemos o óleo por parte da Secretaria de Agricultura.
AVERDADE: Vocês receberam algum projeto por parte do município, tais como, criação de galinhas, hortas comunitárias etc?
Luiz Alberto: Não recebemos o de galinha e o de hortas recebemos quando o responsável era o SEBRAE pelo projeto MANDALA. Do município até hoje não recebemos nada a não ser um curso.
AVERDADE: Luiz, vocês tiveram de curso de Fruticultura?
Luiz Alberto: Tivemos uma capacitação patrocinada pelo NDS (Núcleo de Desenvolvimento Social) o instrutor era o Sr Marcelo, embora hoje tenha um Técnico agrícola na Secretaria de Agricultura do Município, o qual não faz nada pelo assentamento, sobrecarregando o Técnico da EMATER que não tem respaldo para trabalhar em áreas de assentamento devido as normas da ATER
AVERDADE: LUIZ a safra de caju o ano passado, foi satisfatória?
Luiz Alberto: Muito fraca a produção e o preço se tivesse havido safra teria sido regular, pois, estavam pagando R$ 1,00 (Hum real) por kg. Só que a safra foi frustrada e com este valor ninguém ganhou nada.
AVERDADE: Como você vê a atuação do INCRA nos assentamentos principalmente no seu?
Luiz Alberto: O INCRA não esta dando assistência. Para você ter uma idéia estamos com 3 (três) cartas proposta para ser feito o serviço nos tratores e ate agora estou aguardando, o BANCO DO NORDESTE e até agora não apareceram, pois só o INCRA pode abrir as cartas propostas.
AVERDADE: Como você avalia o êxodo dos assentamentos? Ou seja a imigração para a cidade?
Luiz Alberto:Esta se tornando rotina, pois o assentado sem condições estão procurando a cidade, levando mais problemas para os gestores.
AVERDADE: O que você acha que deveria ser feito para a fixação do homem nos assentamentos?
Luiz Alberto: O que eu acho é que o INCRA deveria dar mais atenção e não só olhar para a gente quando for para assentar, e também o poder público, de um modo geral dar mais assistência na área da saúde, educação, esporte, e principalmente na AGRICULTURA que nada tem sido feito.
AVERDADE: A EMATER local, tem feito algum trabalho pelo assentamento?
Luiz Alberto: O Dr. Victor da EMATER tem se mostrado muito participativo, sempre fazendo reunião, nos convidando, inscrito os agricultores no seguro SAFRA embora poucos tenham recebido no assentamento, inclusive eu, pois me disseram que meu nome veio faltando de BRASILIA. Contra a EMATER não tenho nada a dizer, só elogios.
AVERDADE: Luiz deixe aqui suas considerações finais.
Luiz Alberto: Que Jesus mande um bom inverno, e que os políticos não só olhem para o assentamento em épocas de eleições. Atualmente estamos abandonados a própria sorte.
OBS: O BLOG ESTA ABERTO AOS ORGÃOS CITADOS PARA ESCLARECIMENTOS

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão avaliados antes de serem liberados