Grandes poetas escreveram lindas peças literárias e algumas musicadas, com relação ao grande dia das mães. O cantor Orlando Silva, na música 'Rosa', colocou todo o seu sentimento pela sua mãe, comparando-a com tudo que há de bem. Dom Ramon Rangel Jara, bispo de La Sierena (Chile), em 'Retrato de Mãe', disse tudo. Coelho Neto, no soneto 'Ser Mãe' nos ofereceu um poema esternando o seu amor pela pessoa mais santa que nós conhecemos. O poeta Casimiro de Abreu, saudoso por sua mãe, no exílio, compõs o poema 'Minha Mãe'
Além destes grandes poetas, outros também compuseram verdadeiras obras primas alusivas ao dia dedicado às mães.
Em 1957, preciosamente, chegou para estudar no Abel Furtado, um garoto vindo de Lajes, para morar com a sua prima Dioclécia, pessoa estimada por todos nós, esposa de José Olinto da Trindade.
Esse menino, irrequieto, era justamente José Leão, que foi descoberto pela voz e ritmo excelentes. Teve a oportunidade de gravar um poema que o imortalizou: "Flor Mamãe". Em 1962 gravou um compacto duplo com as seguintes músicas: 1-Flor mamãe; 2-Ser mãe; 3-Mamãe; 4-Mamãezinha está dormindo.
Pois em qualquer época que alguém reverencia a sua mãe, não pode esquecer aqueles versos:
'Enfeita nossos sonhos
Perfuma nossa ilusão
Flor divina, que eu suponho
Faz milagres em oração'.
Não sei onde andará Zé Leão, mas ele nos ajudou a encontrar a flor mimosa perfeição que só nasce no jardim do coração.
João Bosco da Silva, professor e poeta
Muito boa análise, professor!
ResponderExcluirMamae - madre nao consigo mais achar esta musica. Uma pena
ResponderExcluir