terça-feira, 9 de agosto de 2011

Pedro Avelino: MP recomenda criação da CCIH no Município

No último dia 2 de agosto, a Promotora de Justiça de Pedro Avelino, Sandra Angélica Pereira Santiago, expediu recomendação à Secretaria Municipal de Saúde e de Meio Ambiente e à Coordenadoria Geral do Hospital Governador José Varela. Foi verificada a falta de uma Coordenação Municipal de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) - órgão de assessora e executa ações de controle de infecção hospitalar. A Promotora de Justiça deu um prazo de 30 dias, para que sejam adotadas todas as medidas administrativas necessárias à criação e à constituição da CCIH.
O Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH), é disciplinado pelo Ministério da Saúde e executado pelo CCIH. Envolvem medidas de qualificação da assistência hospitalar, de vigilância sanitária e outras, tomadas no âmbito do Estado, do Município e de cada hospital. É um conjunto de ações, visando à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares.
Constatou-se que o Hospital Governador José Varela, não dispõe de Comissão para executar o PCIH. Como consequência, os pacientes estão correndo elevado risco de adquirirem infecções em um local onde, teoricamente, deve prevalecer a saúde. Caso não seja cumprida a recomendação, o MP poderá tomar medidas judiciais cabíveis.
Fonte: MP/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

PRF apreende anfetamina com caminhoneiro em João Câmara

A Polícia Rodoviária Federal abordou, na última sexta-feira 17, em João Câmara, um motorista de caminhão e apreendeu uma cartela com 12 com...