quinta-feira, 20 de outubro de 2011

No RN, 95% dos homicídios ficam “insolúveis”

Do Novo Jornal Enquanto o alto escalão da segurança pública tenta minimizar a crise que afeta o sistema penitenciário potiguar, o Rio Grande do Norte caminha a passos largos para se tornar uma terra onde a impunidade campeia. A prova desta triste realidade está na quantidade de assassinos que jamais serão descobertos pela polícia.
Segundo dados atualizados pelo Conselho Nacional do Ministério Público, dos 1.171 homicídios registrados em solo potiguar até o final de 2007 – crimes que precisam ser concluídos até o final do ano – somente 148 foram analisados e remetidos ao MP. Deste total, porém, 60% foram definitivamente arquivados. Significa dizer que 89 mortes ficarão sem culpados. E este número só tende a subir.
Afinal, a meta da Polícia Civil é dar uma satisfação para todos os 1.171 crimes desengavetados – investigações de assassinatos praticados antes de 2008 que precisam ser remetidos ao Ministério Público antes de o ano acabar; seja solicitando a realização de novas diligências, oferecendo denúncias contra supostos envolvidos ou, simplesmente, considerando o caso encerrado por falta de provas ou evidências que justifiquem manter a investigação aberta.
Saiba mais AQUI.
Nota do Blog – Nenhuma surpresa nos números. E vai piorar.
Falta perícia, falta inteligência. Falta material humano qualificado para a atuação. Não é possível o combate ao crime, minimizando tamanha impunidade, com propaganda enganosa, tentando passar ideia de sensação de segurança.
Ministério Público não pode pedir punição se os inquéritos em sua maioria são confusos ou sem substância. A Justiça não pode sentenciar ninguém à prisão, sem provas cabais de culpa.
E assim vamos continuar. Continuamos vítimas do próprio Estado incapaz, omisso e criminoso, que autoriza o estado paralelo a matar e impede o cidadão comum de se defender.
Carlos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

PRF apreende anfetamina com caminhoneiro em João Câmara

A Polícia Rodoviária Federal abordou, na última sexta-feira 17, em João Câmara, um motorista de caminhão e apreendeu uma cartela com 12 com...