sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Renner abre primeira "loja de rua" em Natal

Tribuna do Norte
Renata Moura - editora de economia
Com investimento de R$ 6 milhões, a Lojas Renner inaugurou ontem sua primeira loja de rua em Natal, aumentando para dois o número de unidades no Rio Grande do Norte e para 17 o total existente no Nordeste. Em período de silêncio, devido à divulgação dos resultados trimestrais - marcada para o dia 27 deste mês - a companhia evita falar sobre planos de expansão e sobre mercado. Mas não se esquiva de falar da concorrência. "Entendemos que há espaço para todos e que a concorrência formal é saudável e estimula o crescimento", disse, em nota, sobre o fato de a nova loja estar instalada a poucos metros das principais rivais na capital: Riachuelo, C&A e Marisa. Os  maiores players do varejo de vestuário, segundo a companhia, detêm apenas 16% do mercado. "Ou seja, a real concorrência é a informalidade", observou ainda.
Rodrigo SenaA loja fica ao lado da unidade da Riachuelo, na rua João PessoaA loja fica ao lado da unidade da Riachuelo, na rua João Pessoa
A Renner fincou bandeira no mercado do Rio Grande do Norte em 2009, com a inauguração de uma loja no  Midway Mall, em Natal. A nova unidade, na rua João Pessoa, na Cidade Alta, ocupa uma área total de 2,5 mil metros quadrados, gera 50 empregos diretos, mas em quanto irá elevar o faturamento é mantido em sigilo pela varejista. Como é de capital aberto - tem ações negociadas na Bolsa - evita falar em números por estado.

A avaliação do mercado é, entretanto, promissora. "Natal apresenta grande potencial de crescimento e consumo e, por estas características, comportava mais esta operação", diz. "A Região Nordeste tem recebido uma atenção especial da companhia justamente pelo forte desempenho econômico apresentado nos últimos anos", complementa. As unidades na região somam 17 e estão distribuídas pelos estados do Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas.

Em período de silêncio previsto pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para os dias que antecedem a divulgação dos resultados, a companhia promete anunciar a continuidade do seu plano de expansão no dia 27 de outubro, quando deverá divulgar como foi seu desempenho no último trimestre.

No segundo trimestre de 2011, os resultados mostraram-se alinhados com o cenário macroeconômico favorável e tiveram a contribuição do desempenho positivo de importantes datas do calendário comercial: o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. A Receita Líquida das Vendas de Mercadorias alcançou R$ 749,7 milhões, com crescimento de 19% em relação a igual período de 2010. No primeiro semestre, o incremento registrado foi de 18,4%, chegando a R$ 1.267,4 milhões.

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