Primeiro prefeito constituído em nosso município. Ganhou para José Santiago e Albertina Vieira ao lado de Raimundo Cavalcanti na legendaria campanha de 1952.
Muito criança ainda, mas me lembro do carro com dois auto-falantes com uma musica chamando o povo para a vitória. Era um hino!
"Geraldo Bezerra, vai ser eleito. Parece que ja vejo homem e mulher votando, Todos o elegendo para ser prefeito".
Iniciou uma administração modelo em 17 meses. Pioneiro na habitação popular, construiu uma vila e presenteou-a aos conterrâneos de baixo poder aquisitivo. Fez a primeira reforma agraria sem foices nem litígios nas terras do açude publico. Construiu as escolas isoladas e prestigiou conterrãneos dando o nome como patrono. Vendo o crescimento próspero da feira da fazenda Córregos, costruiu um mercado modelo. Abriu as estradas para as saídas do municipio. Equipou a prefeitura com um caminhão e um jipe, instituiu a coleta de lixo, manteve o pagamento do funcionalismo em dia e ainda cuidava da assistencia médica e social.
Recebeu um convite para fazer uma especialização nos EUA na sua área, pois era engenheiro agronomo. Renunciou o cargo de prefeito e passou o poder para o competente, Raimundo Cavalcanti.
Quando voltou aproximadamente em 1957, ao lado do oitão da igreja, trouxe um projetor de Slide, onde nos mostrou as belezas do Texas e as cidades por onde andou. Mostrou a experiencia da bomba atômica, o grande Canon do Rio Colorado, como se planta no semi-arido e ainda nos mostrou pontes modernas, chuvas artificiais, como pulverizar com aviões e grande predios das principais cidades.
Para se ter uma ideia do carater deste conterrãneo, não quis continuar tirando licenças ao longo do curso, pois achava que o município era pobre para dois salarios do prefeito. Por isso renunciou.
Na sua trajetória profissional foi delegado estadual do ministerio da agricultura e do conselho nacional. Foi ainda secretario da agricultura nos governos: Dinarte Mariz e Cortês Pereira. Abriu a porta profisisonal para muitos conterrâneos, contando com a participação da sua esposa Dona Irma e do seu cunhado Dr. Fernando Cabral.
Esse passou ficando!
Prof. e Poeta João Bosco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão avaliados antes de serem liberados