sábado, 26 de novembro de 2011

O QUE É LINFADENITE


EXTRAÇÃO DE LINFADENITE  EM CABRAS NO MUNICÍPIO DE AFONSO BEZERRA


A Linfadenite Caseosa é uma doença infecto-contagiosa conhecida também como “Mal do Caroço” . É causada por bactérias tais como: Corynebacterium pseudotuberculosis, que acomete caprinos e ovinos e caracteriza-se pela formação de abscessos contendo pus de cor amarelo-esverdeado e consistência tipo queijo coalho.
Esta doença pode ser  SUPERFICIAL como mostra neste vídeo ou VISCERAL.

O controle com antibiótico não é muito eficaz, por isso o ideal é tentar previnr a doença sempre mantendo as instalações limpas, seja " caiando" o chão após a coleta do excesso de fezes ou usando a "vassoura de fogo",  que se trata de um botjão de gás butano acoplada a um massarico, com esta ferramenta o produtor higienza o chão do aprisco e o restante das instalações matando os microorganismos.

No mercado existe anida uma vacina que previne parcialmente o rebanho e por isso, a mesma pode ser indicada para o rebanho que não tem sinais desta doença.

Neste vídeo postado, observamos uma cabra do  produtor Sr. Raimundo sendo atendido pelo prático Francisco Alcinei, muito conhecido por  DIDIDA, o mesmo é agricultor e pecuarista.

Peço desculpas aos internautas que por ventura ouça algum palavrão, pois o sr. Raimundo é metido a ignorante.

Dessa forma desconsidere qualquer conteúdo de baixo escalão que o aúdio produzir e se detenham as etapas de extração desse " tumor".

Para complementar as imagens, após a retirada do pus o material deve ser queimado ou enterrado a uma profundidade de 30 a 50 cm. O FERIMENTO  tratado com tintura de  IODO, ou pomada cicatrizante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...