Lucineide Medeiros
Foto reprodução
Antes de beber
Comidas leves ou uma colher de azeite antes de começar a beber podem ajudar a diminuir a absorção do álcool pelo estômago.
Observe como é feita a caipirinha. Alguns comerciantes usam destilados caseiros, que podem estar contaminados por metanol, disfarçados em garrafas de marcas conhecidas. Cuidado com a higiene também. O mesmo vale para o gelo da bebida. Fuja deles.
Durante
Nada de matar a sede com cerveja. Na roda de amigos, alterne com bastante água ou sucos.
Não fique de estômago vazio enquanto bebe. Vale comer petiscos leves e sem exagero.
Escolha bem: vinhos brancos e licores claros são mais seguros do que vinhos tintos e licores escuros, que estão cheios de congêneres (outras substâncias da bebida além do álcool, que podem causar dor de cabeça).
Depois
Água é a melhor solução: ajuda a hidratar o corpo e eliminar o álcool do sangue. Não caia naquela história do “nada como outra bebida para curar a ressaca”.
Banho frio ativa a circulação sanguínea e melhora a sensação de corpo “quebrado”.
Para a dor de cabeça, evite analgésicos à base de ácido acetilsalicílico (como a aspirina). A mucosa do estômago já está bastante irritada. Os que contêm paracetamol (Tylenol) ou dipirona (Novalgina) são menos prejudiciais.
O café, uma das soluções caseiras mais adotadas, ajuda a contrair os vasos sanguíneos, mas em altas doses causa gastrite.
O corpo já está bastante desidratado. Fique em repouso e não pratique exercícios físicos.
fonte: Folha Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão avaliados antes de serem liberados