quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE GUAMARÉ, FOI CRIADA PARA GUARDAR O PATRIMÔNIO PÚBLICO, MAS SEGUNDO DONA ÂNGELA MARIA DE MENEZES, A GUARDA NO MUNÍCIPIO ESTÁ AGINDO COMO SE FOSSE POLICIA

Guamareemdia
Ângela Maria, mas conhecida como Dona Ângela, residente e domiciliada na Rua Capitão Vicente de Brito nº 55 em Guamaré, procurou este espaço para externar sua angustia e descontentamento referente à Guarda Municipal do Município.
Segundo Ângela, o blog tem alcançado a população, e é preciso que esta população saiba a Guarda que tem. Esta foi aprovada por todos os vereadores representantes do povo como eles mesmos dizem, eu serei a voz de muitos que não tem coragem de externar sua tristeza.
Estas pessoas que lêem seu blog talvez entendam minha angustia como mãe que teve sua filha agredida sem um motivo algum, mas estas atitudes de “alguns guardas” não são de hoje, já vem há muito tempo deste vez foi com minhas duas filhas adolescentes.
Ângela Maria - Mãe das Adolescentes Agredidas
Ângela disse ao blog que esses seres que se alto denomina por GUARDAS MUNICIPAIS, usam de extrema covardia com as pessoas de bem, como o maior exemplo, ocorreu no domingo passado dia 29/01 onde a cidade inteira tomou conhecimento.
Os guardas espancaram uma pessoa por nome de Vera Verão muito conhecido na cidade, este cidadão foi agredido pelo simples fato dele  está um pouco alto de bebida e por uma brincadeira que fez que ia passar pela corda sendo o suficiente para ser agredido, hoje ele se encontra com as marcas em seu corpo dos choques sofridos por uma arma tipo Laser, graças a Deus ele não tinha marca-passo no coração, pois com o choque ele teria morrido, disse Dona Ângela.
Ângela afirmou que neste ato covarde, quando Vera Verão já se encontrava no chão, esta pessoa não bateu no rapaz na hora, mas quando si viu na frente de seus companheiros deu de chute nos peito do rapaz, foi quando ele reagiu caíram bem 10 guardas por pouco o rapaz não morreu sufocado e acontecia uma tragédia maior.
Disse ainda que apesar da guarda não ter poder de policia, aqui em Guamaré eles tem este poder, não atribuído pelo o estado nem muito menos pela a constituição. Espancaram o rapaz enquanto pode e ainda achando pouco colocaram as algemas nas mãos e nos pés do rapaz e ainda usaram da máquina de choque com ele já no chão, segundo Ângela, existem várias testemunhas que presenciaram o ocorrido.
Neste domingo, dia (05) a covardia foi com minhas filhas, eles fizeram quase o mesmo absurdo, Alice filha de Dona Ângela conta que estava próximo a sede da guarda,  quando de repente um guarda alto, gordo que não sabe dizer o nome dele, mas afirmou que usa óculos de graus, que se ver ele novamente o reconhece, se aproximou das meninas e ficou cutucando com cassetete, as meninas revidaram com palavras, sendo o suficiente para eles agiram de autoridade, disse Alice ao blog.
Alice - Filha de Dona Angela
Alice “Adolescente” disse ainda que se encontrava com sua irmã Jéssica e uma amiga Jéssica Caroline e um amigo por nome de Dido na hora da agressão e que tem várias testemunhas.
Ângela disse que  “minhas filhas são indefesas, são menores de idade, era elas contras vários homens que querem ser policia a força, nem a própria policia age assim com o pior bandido, minhas filhas não são bandidas, mas com elas os guardas agiram”, afirmou Ângela.
Dona Ângela ainda disse que a guarda deve guardar o patrimônio público e não bater nas pessoas de bem, eu estava até dando um voto de confiança, mas volto atrás, afirmou Ângela. Finalizou seu desabafo dizendo que iria levar o caso ao Ministério Público acompanhada de várias testemunhas para que aquele órgão competente  tomem suas devidas providências.
NOTA DO BLOG: Ressaltamos que o blog tem independência e é capaz de criticar a Guarda Municipal quando errado, mas de aplaudir, quando assim merecer como já fiz neste espaço.
A Guarda Municipal completou um ano, fato que levou vários vereadores e secretários a prestigiarem o evento realizado na câmara, oportunidades que a guarda recebeu muitos elogios, mas com ressalvas, a saber:
Quase todos os Edis parabenizaram, mas deixaram claro que havia uma grande rejeição no ato de sua criação pela a população diante de atos incorretos praticados por alguns guardas, foi dito por alguns vereadores e até pelo o atual prefeito Emilson de Borba “Lula” que aquele parlamento recebeu várias reclamações sobre a guarda, foi então que o prefeito mudou o comandante na época Senhor Anselmo Sampaio na tentativa de resolver o problema.
Corporação da Guarda Municipal de Guamaré
Um mês depois dos elogios recebidos na câmara aparecem fatos novos de rejeição da população referente à “guarda”, ou melhor, contra alguns guardas que se denominam “AUTORIDADES”.
Temos em nossos arquivos no blog 33 e-mails referentes ao mau comportamento de alguns servidores da corporação, são e-mails de leitores demostrando total descontentamento, os e-mails serão impressos e entregues ao prefeito EMILSON DE BORBA, na tentativa de consertar o que está possivelmente errado, em alguns estão anexados fotos que falam por si.
Não publiquei por achar que a guarda para o município é importante, que os inúmeros acertos da guarda sufocavam os erros, há no comando pessoas de bem, que honrar de fato a farda que veste, mas como na guarda e em outras corporações há sempre uma laranja estragada e que finda contaminando o restante das frutas, na guarda de Guamaré não pode ser diferente.
É fato que a Guarda Municipal nos dá mais segurança e sempre será de grande relevância para a segurança do patrimônio público do município de Guamaré, mas a angustia desta e cidadão Guamareense chamou a atenção dos editores deste espaço. Ela deixa claro sua insatisfação referente à corporação por ter sua filha agredida.

Vereador " Situação" Valdir Morais
Semana passada o vereador Valdir Morais “SITUAÇÃO” afirmou a este titular que iria procurar os demais Edis e fazer um requerimento solicitando uma explicação plausível em plenário das inúmeras reclamações da população referente a guarda, talvez até uma audiência pública.
Valdir disse ainda se necessário e se não houvesse um mudança de comportamento em tempo hábil, ele junto com outros vereadores iria pedir a revogação da Lei de Criação da Guarda Municipal.
O vereador afirmou que vem recebendo inúmeras reclamações e nada foi feito para melhorar, disse ainda que se arrependia do elogio que tinha feito a Guarda na câmara. “A  prioridade do meu mandato é o povo, e o povo tem reclamado da guarda” disse Valdir Morais.
O prefeito Auricélio dos Santos Teixeira fez publicar no diário oficial do município o Reenquadramento de servidores públicos municipais efetivos no cargo de Guarda Civil Municipal, através da Lei Municipal n°. 457/2010-AST. Revogando a Lei Municipal nº 391 de 07 de janeiro de 2008 e disciplina a Guarda Municipal de Guamaré/RN. Criando a guarda que existe hoje.
Vereador "Situação" Edinho de Moaci
Mas a Lei sofreu alguns questionamentos, como por exemplo, do vereador EDSON Siqueira do Carmo “Edinho de Moacir”, (SITUAÇÃO) ele propôs através do Projeto de Emenda Modificativa nº 01/2010 modificar o TITULO IV dando-lhe a seguinte redação: “TITULO IV – Da extinção do Cargo de Vigia, Vigilante e de Guarda Municipal e do seu reenquadramento”
O Quadro de Vigia e Vigilante não poderiam ser extintos, já que de acordo com o Art. 2º da lei Municipal 391/2008 ora revogada, foram indevidamente transformados em “GUARDA MUNICIPAL”.
Maria Lisete "Oposição" Vereadora e Presidente da Câmara 
Este é apenas uma ressalva de um vereador da situação, mas há outras anexadas à própria Lei pela a vereadora e hoje presidente da câmara Maria Lisete. O titular deste espaço acredita que a formação da Guarda não foi e não tem um cunho político, mas sim a missão de zelar pelo patrimônio público, servir ao cidadão Guamareense, com ética e respeito conforme conta na Lei Municipal 457/2010, assinada pelo o prefeito Auricélio Teixeira.

Guardas Municipais
Ressaltamos que estamos em um ano eleitoral, onde departamentos como a Guarda Municipal pode muito ajudar a alavancar a campanha do candidato do prefeito e ter a aceitação popular, mas pode também prejudicar, isto é fato.
O ocorrido com as filhas e dona Ângela e os e-mails identificados de cidadão Guamareenses talvez possam mudar este quadro a partir de hoje de uma vez por todas, como disse no preâmbulo, a guarda é muito importante para o município no quesito da segurança ao patrimônio público, não pode conforme CF/88 agirem como poder de policia, policia é policia e guarda é guarda.
O carnaval está às portas, evento que gera uma grande preocupação, além do carnaval são as eleições deste ano que promete ser a mais disputada de todos os tempos.
Uma pergunta fica em questão, os guardas ajudarão ao governo ou irá gerar mais descontentamento como desta cidadã que mostrou sua identidade conhecida como Dona Ângela dentre outros casos expostos pelos os próprios vereadores?. Acredito que não seja necessário à senhora Ângela Maria levar o caso ao Ministério Público, pois o prefeito Emilson de Borba é um gestor sério e que não admite tais atitudes.
Como o blog é do povo, fica aqui aberto o espaço para a manifestação do comandante ou subcomandante da Guarda Municipal de Guamaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

PRF apreende anfetamina com caminhoneiro em João Câmara

A Polícia Rodoviária Federal abordou, na última sexta-feira 17, em João Câmara, um motorista de caminhão e apreendeu uma cartela com 12 com...